Título: Lemon reforça empréstimo
Autor: Maria Christina Carvalho
Fonte: Valor Econômico, 03/02/2005, Finanças8, p. C8

O Lemon Bank, banco que atua exclusivamente com correspondentes bancários, começa a oferecer neste trimestre crédito com desconto em folha. A informação é do diretor geral do Lemon, Michael Esrubilsky, que ontem divulgou o balanço de 2004 da instituição. A movimentação financeira dos correspondentes do banco dobrou, saltando de R$ 2,7 bilhões em 2003 para R$ 5,1 bilhões no ano passado. No último trimestre de 2004, o Lemon, criado em junho de 2002, atingiu o equilíbrio operacional ("break even"). O crédito será uma das principais armas do banco para crescer este ano. Segundo Esrubilsky, para oferecer o empréstimo com desconto em folha, o Lemon está fechando parceria com bancos grandes, em busca de dinheiro para financiar as operações. As parcerias serão semelhantes aos recentes acordos assinados entre vários bancos pequenos e médios com grandes instituições (como Bradesco e HSBC). A carteira de crédito do banco ainda é pequena e está em R$ 5 milhões. Por enquanto, a instituição oferece crédito na conta corrente, chamada de Conta Brasil. Em média, os empréstimos são de R$ 200. O banco fechou 2004 com 35 mil correntistas. A Conta Brasil não tem talão de cheques, apenas um cartão de débito Visa Electron. Em 2004, Lemon realizou 72 milhões de transações em seus 3.750 pontos de atendimento, espalhados por 17 Estados. A estratégia foi aumentar a eficiência deste postos. Em dezembro de 2003, cada correspondente do Lemon realizava, em média, 1.437 transações por mês. Em 2004, foram 2.060. Dentro desta estratégia, o banco descredenciou entre 300 e 400 correspondentes no ano passado. A justificativa, diz Esrubilsky, são duas: baixo volume de negócios do ponto ou baixo interesse do correspondente em elevar as transações. Para 2005, a meta é chegar a 4.500 correspondentes. Na região Nordeste, onde o Lemon sempre teve presença mais ativa, a idéia é se expandir nos Estados da Bahia e do Maranhão. Nos outros Estados do país, São Paulo e Rio de Janeiro são as prioridades. O banco prepara, para 2005, o lançamento de novos produtos. Um deles é a conta empresa (para pessoas jurídicas), já em fase de testes. O outro será o crédito digital, que faz recarga de celulares pré-pagos eletronicamente. No último trimestre de 2004, o Lemon Bank começou a ter lucro operacional. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o Lemon teve arrecadação maior do que os custos da operação. "Batemos nossa primeira meta."