Título: Secretário do Tesouro nega existir plano
Autor: Safatle, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 03/12/2007, Política, p. A12

Empenhado em mostrar confiança na prorrogação da CPMF apesar das dificuldades para garantir os votos necessários à aprovação da medida no Senado, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, assegurou ontem que o governo não dispõe de um "plano B" nem trabalha com "alternativas" à proposta que pode ir à votação em primeiro turno já nesta semana. "O governo tem convicção da aprovação porque a CPMF é fundamental para o país", disse.

Segundo Augustin, que esteve em Porto Alegre para participar da eleição da nova direção do PT, as dificuldades enfrentadas pelo governo no Senado fazem parte do "debate acalorado" em torno do assunto. Ele lembrou que o Planalto já concordou em garantir R$ 24 bilhões da arrecadação do tributo para a saúde e em eliminar gradativamente a desvinculação de receitas da União (DRU) sobre a área da educação até 2011. "A aprovação (da prorrogação) significa a continuidade de uma situação fiscal que permitiu ao país atravessar a turbulência internacional de forma muito positiva", afirmou.

Na mesma linha, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS), disse que a eventual derrubada da CPMF "desequilibraria" as finanças do governo federal e comprometeria a manutenção do quadro de crescimento econômico com geração de empregos, "dólar num valor adequado", taxa de juros em queda, inflação controlada e consumo e renda em elevação. "Não temos nenhuma possibilidade de retirar 8% da arrecadação de um país num estalar de dedos", comentou.

Apoiado nos argumentos de que a contribuição financia parte da saúde pública e das aposentadorias e pensões e ainda o programa Bolsa Família, Fontana disse que apenas os senadores que fazem parte da "oposição intransigente" devem ficar contra a prorrogação. Ele explicou que tem conversado com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que ainda se declara indeciso sobre o projeto, e que espera "conquistar" o voto do peemedebista.