Título: Polícia Federal investiga irregularidades na Huawei
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 29/11/2007, Brasil, p. A2

A Polícia Federal (PF) investiga irregularidades na operação brasileira da Huawei, companhia chinesa que fabrica equipamentos de telecomunicações.

A companhia, que é uma das principais concorrentes das americanas Cisco Systems e 3Com, teve detidos na tarde de terça-feira 75 funcionários que trabalhavam em sua unidade do Brooklin, bairro da zona Sul de São Paulo. Os funcionários foram levados à sede da PF em São Paulo, no bairro da Lapa, para prestar esclarecimentos. As supostas irregularidades estariam ligadas a crimes como imigração ilegal para o país.

Procurada, a Huawei informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que 72 funcionários da empresa já haviam sido liberados até a tarde de ontem. Três de seus diretores, no entanto, permanecem detidos na sede da PF, conforme confirmado pela empresa.

A subsidiária não quis divulgar os nomes de seus executivos que permanecem presos, alegando ser a "orientação da matriz, na China, e do departamento jurídico da empresa". Também não revelou qual advogado está responsável pelo caso.

Segundo a assessoria, a Huawei conta com 500 funcionários no Brasil, espalhados em suas unidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. "Todos são devidamente registrados, com CLT", informa a empresa. Parte dos 72 funcionários detidos já voltaram a trabalhar regularmente. Algumas pessoas, porém, ainda estão afastadas por terem permanecido no país com visto de negócios, e não de trabalho, que é o modelo usado por estrangeiros que passam a viver no país.