Título: Embraer espera ajuda do governo para desenvolver cargueiro militar
Autor: Nakamura, Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 03/12/2007, Empresas, p. B8

O desenvolvimento do C-390, cargueiro militar que está sendo projetado pela Embraer, deverá exigir investimentos do governo brasileiro de cerca de R$ 800 milhões. De acordo com o presidente da Embraer, Frederico Curado, a cifra corresponde a dois terços do valor do projeto. A liberação desses recursos depende do aval do Congresso Nacional para ser incluída no orçamento da União no ano que vem. Se aprovados, os recursos serão incluídos no Plano Estratégico Nacional de Defesa, que prevê a compra de novos caças e o reaparelhamento militar. A previsão é de investimentos superiores a US$ 2 bilhões.

Curado afirmou que a expectativa é de que a liberação do dinheiro aconteça no segundo semestre de 2008. Segundo o executivo, a participação do governo brasileiro é crucial para o prosseguimento da elaboração do C-390. "Os governos costumam se envolver no desenvolvimento de veículos militares e emprega-los em suas Forças Armadas", disse. "Dessa forma, fica mais fácil atrair o interesse de outros países para o projeto".

Enquanto espera a definição do governo brasileiro, a Embraer também negocia com três países emergentes a participação no desenvolvimento e produção de partes e peças do cargueiro. O presidente da fabricante de aviões não quis revelar o andamento das discussões. Mas a Ogma, subsidiária da Embraer em Portugal, poderá fazer parte do projeto caso algum país europeu ingresse no projeto.

O C-390 será a primeira aeronave de transporte militar a ser produzida pela Embraer. Estudos preliminares apontam que o projeto consumirá entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões. O desenvolvimento e produção do C-390 deverão levar cerca de quatro anos a partir da data de aprovação do projeto.

O avião de carga será desenvolvido a partir da família Embraer 170/190. Será equipado com uma rampa traseira para facilitar o transporte de diversos tipos de carga, como veículos blindados e será preparado para pousos em lugares não regulares. Poderá também ser reabastecido em vôo e ser usado para reabastecer outras aeronaves em vôo. Outro emprego para o C-390 é o transporte de feridos ou doentes em missões de evacuação médica. O C-390 deve competir diretamente com outros jatos de transporte militar, sobretudo com o Hercules C 130J, produzido pela americana Lockheed Martin, e o C275, da russa Alenia. O preço dessas aeronaves, que têm capacidade de carga de até 20 toneladas, é avaliado em US$ 80 milhões, em média. O modelo da Embraer deve custar US$ 50 milhões e será capaz de transportar 19 toneladas.