Título: Um novo líder para pacificar o ninho tucano
Autor: Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 27/01/2011, Política, p. 5

PSDB escolhe o deputado Duarte Nogueira para comandar a bancada na Casa e tentar amenizar os conflitos internos da legenda

Na tentativa de varrer a crise interna do partido, o PSDB elegeu ontem o novo líder na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), ao mesmo tempo em que aprovou uma moção de apoio à recondução do senador Sérgio Guerra (PE) à Presidência da legenda. As eleições da sigla para definir a composição do Diretório Nacional estão marcadas para maio. Entre os interessados na sucessão de Guerra estaria o ex-governador de São Paulo José Serra. O documento foi assinado pelos 53 parlamentares da legenda na Casa. A bancada também confirmou a escolha de Eduardo Gomes (TO) para a Mesa Diretora, provavelmente na Primeira Vice-Presidência ou na Primeira-Secretaria.

O novo líder assumirá o posto a partir de 1º de fevereiro, data da posse dos novos deputados e senadores. Nogueira ouviu de Sérgio Guerra um apelo para que a liderança da bancada exerça o papel de comando da oposição ao governo federal. ¿Não podemos esperar que a oposição saia dos governadores, isso é impossível, eles têm compromissos e dependem do governo federal. Eles fazem oposição, mas não podem liderar esse movimento. Isso tem de vir do Congresso Nacional¿, apontou o atual senador, que assumirá mandato na Câmara no próximo mês.

A primeira tarefa delegada a Nogueira pelos parlamentares será discutir com a bancada governista um novo valor para o salário mínimo ¿ os tucanos reivindicam os R$ 600 prometidos por Serra durante a campanha eleitoral do ano passado, quando o paulista concorreu à Presidência da República. Em outra frente, o novo líder assegurou que o partido votará em peso na candidatura de Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara, por respeitar a maior bancada da Casa, eleita pelos petistas.

Apesar do aceno de cortesia aos petistas, a política de boa vizinhança com o Palácio do Planalto terminará por aí. ¿Oposição tem de ter posição, antes de tudo, para que a própria população tome o seu partido. Não vimos até agora a discussão de temas que são caros ao país, como a regulamentação da Emenda 29 ou melhorias nas universidades¿, afirmou Nogueira.

Outras lideranças Na semana que vem, pelo menos três partidos têm eleição marcada para definir os nomes dos novos líderes das bancadas: PSC, PMDB e DEM. Os três partidos já fecharam posição em torno da candidatura do petista Marco Maia, mas não definiram seus nomes para a Mesa Diretora ¿ discussão que deve preceder a escolha dos líderes. Para as lideranças, Henrique Eduardo Alves (RN) será reconduzido no PMDB. Já os democratas escolherão entre o baiano Antonio Carlos Magalhães Neto e o paranaense Eduardo Sciarra (leia mais na página 6).

Também está definido que o DEM ocupará a Segunda-Secretaria na Mesa Diretora e há uma disputa interna pelo posto. O deputado Cláudio Cajado (BA) é um dos candidatos. Assim como o DEM, o PSC também escolherá seu líder e o nome do partido para a suplência na Mesa Diretora na segunda-feira.