Título: Mercado escaldado
Autor: Cotias , Adriana
Fonte: Valor Econômico, 04/12/2007, EU & Investimento, p. D1

Sem que a cena externa acene com algum refresco para os mercados locais nessa reta de fim de ano, os participantes da Carteira Valor fizeram um mix defensivo até o calendário virar a página para 2008. No topo, aparecem as "blue chips" Petrobras e Vale, que seguem o Ibovespa. Distribuídas entre as dez mais indicadas ainda estão ações de empresas de menor capitalização como Perdigão, América Latina Logística (ALL) e Positivo , com negócios notadamente beneficiados pela expansão da atividade econômica local.

Enquanto os agentes tentam dimensionar a extensão da crise das hipotecas americanas de alto risco, é melhor apostar em papéis com ênfase no mercado interno, defende o analista da corretora do Banco Real José Francisco Cataldo. Na lista do mês, a corretora incluiu Perdigão e Positivo. A aquisição da Eleva propicia à fabricante de alimentos diversificação de produtos e menor dependência do segmento de carnes, explica. Já a Positivo tende a se beneficiar do aumento da venda de computadores pessoais no Natal e de ser uma das pioneiras na produção de conversores para a TV digital, arremata Pedro Galdi, também da Real. "Se o governo der incentivos fiscais para baratear os decodificadores, a empresa já saiu na frente."

A melhora das margens operacionais no terceiro trimestre justificou a escolha da ALL pela Concórdia Corretora. Segundo o chefe de análise, Eduardo Kondo, após ter incorporado a Brasil Ferrovias, a companhia passou a administrar uma malha ferroviária de mais de 20 mil quilômetros, que atenderá ao escoamento da produção dos mais diversos setores, da agricultura à construção civil. As ações da Petrobras também estão na sua lista. Com a chegada do inverno no hemisfério Norte e mais um corte de juro pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Kondo prevê que as cotações do petróleo prossigam nas alturas. Mesmo que os preços do óleo e da gasolina não tenham nenhum ajuste no mercado brasileiro, a estatal se beneficia pela valorização das suas reservas.

Com a percepção de que Fed é que vai comandar os rumos dos mercados em dezembro, a chefe de análise do Banif Banco de Investimentos, Catarina Pedrosa, procurou selecionar, fora do Ibovespa, papéis que possam ganhar com algum evento, caso da São Martinho, que tende a ser melhor avaliada com a alta das cotações do açúcar no mercado internacional, ou da MMX, às voltas com as negociações para o reajuste do minério de ferro. "É um papel que reflete mais o aumento de preço do que a Vale, que depende também de outros metais", diz.

Para o estrategista de pessoa física da Itaú Corretora Fábio Anderaos de Araújo, 30% passou a ser o piso para o reajuste do minério de ferro. Com um preço alvo de R$ 55,60, a Vale foi mantida no portfólio junto com Usiminas, que deve se beneficiar do aumento da produção da linha branca e da expansão sem precedentes do setor automotivo A corretora ainda incluiu Medial, Fertilizantes Heringer e Lojas Americanas. O aumento da renda do setor agrícola num momento em que a Heringer ampliou os seus centros de distribuição tende a favorecer as vendas pulverizadas e com margens melhores, diz. Já a Lojas Americanas é a principal escolha no varejo, após a empresa aproveitar a rede Blockbuster , com localizações privilegiadas, para abertura de unidades da Americanas Express.

Bematech, Positivo e General Shopping desfrutam de um bom posicionamento estratégico em seus segmentos de atuação e apresentam indicadores de mercado que tornam suas ações atrativas, diz o chefe de análise da Ágora, Marco Melo. "Além disso, são empresas consolidadoras, o que aumenta o potencial de crescimento dos lucros futuros."