Título: Fundação Sarney à espera do TCU
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 27/01/2011, Política, p. 11

A Fundação José Sarney voltou a prestar esclarecimentos sobre o suposto desvio de verbas de um patrocínio firmado com a Petrobras. Em nota, a instituição destaca que, desde 2009, presta contas ao governo, com informações e documentos contábeis exigidos por lei. Diz ainda que a estatal atesta às autoridades federais o ¿integral cumprimento das metas programadas¿.

O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga denúncia contra a fundação, acusada de envolvimento com suposto desvio de recursos. Em seu site, o tribunal informa que ainda não houve apreciação conclusiva sobre as possíveis irregularidades. O tribunal destaca que as denúncias já são alvo de apuração no Ministério da Cultura e na Controladoria-Geral da União, e também confirma que o processo continua em andamento, ¿no aguardo dos elementos que possibilitem o exame final da questão¿.

Em nota, a fundação diz ainda esperar ¿com isenção e sem conotações político-partidárias¿ o julgamento do TCU. Na edição de terça-feira do Diário Oficial da União, o tribunal destacou que, em sessão extraordinária, os ministros ¿acordaram em conhecer da denúncia, para no mérito considerá-la procedente¿. O órgão determinou que o Ministério da Cultura encerre em 60 dias a análise referente à prestação de contas do projeto que recebeu o patrocínio da estatal.