Título: UE vincula acordo com Mercosul a Doha
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/12/2007, Brasil, p. A3

O comissário de Comércio da União Européia (UE), Peter Mandelson, avisou ontem que a negociação do acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul continuará vinculada ao futuro da Rodada Doha. "Não podemos fazer ofertas no contexto do Mercosul até que saibamos o resultado da Rodada Doha. Isso é o mesmo para todas as partes", disse Mandelson ontem, por intermédio de seu porta-voz.

Isso pode causar mais preocupação, porque se não houver progressos em março na negociação global na Organização Mundial do Comércio (OMC), tudo indica que ela será empurrada para 2009 ou 2010. Isso significa que a negociação UE-Mercosul, iniciada em 2000, também pode demorar mais alguns anos para ser concluída. Ao mesmo tempo, Bruxelas continuará a negociação com Índia e Coréia do Sul, atualmente em fase preliminar, mas também para só acabar depois de Doha.

O Mercosul enviou carta de resposta a Mandelson sobre a queixa feita pelo representante da UE em relação à alta nas tarifas sobre têxteis e calçados. O bloco retrucou que isso não afetará os negócios com Bruxelas. E que, de outro lado, está pronto a negociar a liberalização birregional, conclamando Mandelson a retomar a discussão do acordo UE-Mercosul o mais rápido possível.

O desafio não foi aceito. Os europeus continuam argumentando que só podem fazer concessão agrícola, mesmo através de cotas (volume limitado), depois de saber o que vão pagar na negociação da OMC. (AM)