Título: Muita gente, poucas bolsas
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 27/01/2011, Brasil, p. 13

Número de candidatos ao ProUni passa de 1 milhão e bate recorde, mas há apenas 123 mil vagas, quantidade que chega a ser inferior à registrada no ano passado

Sete anos depois de ter sido criado pelo governo federal para estimular o acesso dos brasileiros ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou o recorde de estudantes inscritos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de candidatos se registraram no ProUni de 2011 até as 23h59 de terça-feira, prazo limite para o preenchimento do cadastro. O índice supera o recorde anterior, registrado no ano passado, quando 822 mil candidatos concorreram a 165 mil bolsas. Para esta edição, a quantidade de vagas oferecidas é inferior: são 123 mil, distribuídas por cerca de 1,5 mil instituições privadas de educação superior.

O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado amanhã. Os candidatos pré-selecionados terão até 4 de fevereiro para se dirigir até a faculdade ou universidade para onde foram selecionados e realizar a matrícula. Aqueles que não forem convocados deverão ficar atentos a uma nova relação de nomes que será divulgada no próximo dia 11, para o preenchimento de bolsas remanescentes.

Entre as bolsas de estudo reservadas ao ProUni, 85.520 serão integrais e 42.650, parciais, de 50% da mensalidade. A bolsa integral é destinada a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial atende aqueles com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Outra chance De acordo com o MEC, uma nova rodada de inscrições para o ProUni será aberta em 21 de fevereiro. Essa segunda etapa será independente da primeira, de forma que o candidato que não for pré-selecionado no atual processo poderá se candidatar novamente. O principal requisito para disputar as bolsas é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco notas no exame e ter obtido nota maior que zero na redação.

Em busca da vaga

» Estudantes inscritos: 1.048.631

» Bolsas: 123.170

» Demanda: 8,5 estudantes por vaga

» Instituições: 1.500

» Resultado: a primeira chamada será divulgada amanhã, e a lista poderá ser conferida no site http://siteprouni.mec.gov.br

» Prazo: até 4 de fevereiro, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e efetuar a matrícula. A segunda chamada será divulgada pelo MEC em 11 de fevereiro

Os vovôs do Enem

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, um grupo de 4. 268 mil candidatos tinha um perfil diferente do que é tradicionalmente esperado. Eram pessoas com mais de 60 anos que se misturaram aos jovens vestibulandos na disputa de vagas em universidades públicas. Entre os 100 participantes mais idosos da prova, as idades variaram entre 64 e 76 anos.

Nélia Albuquerque, moradora do Rio de Janeiro, com seis netos e três bisnetos, foi a participante mais idosa do Enem em 2010. Aos 76 anos, ela decidiu participar da prova por insistência de um dos netos. Parou de estudar ainda na juventude e em 2008 passou a frequentar turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde concluiu o ensino médio. ¿Eu gosto de estudar, de ler, foi sem pretensão nenhuma. Os dois dias foram extenuantes, terminar as 180 questões não foi fácil, mas respondi tudo e não deixei nada em branco¿, conta, orgulhosa.

Apesar do resultado satisfatório ¿ ela fez mais de 450 pontos em todas as provas ¿, Nélia não pretende utilizar a nota para tentar uma vaga em universidade pública ou uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). ¿Com essa idade, não dá mais. Mas foi uma motivação porque a gente estuda, vê coisas novas e não fica só parada dentro de casa¿, diz a candidata.

O percentual de participantes do Enem que já deixaram a escola tem crescido a cada edição. Para o Ministério da Educação (MEC), uma das explicações para o aumento desse novo público está na possibilidade de utilizar a nota do exame para conseguir certificação de ensino médio. Desde 2009, adultos acima de 18 anos podem obter o certificado de conclusão mesmo sem ter frequentado a escola regular. Para isso, precisam alcançar um mínimo de 400 pontos em cada prova e 500 na redação.

Cerca de 353 mil participantes declararam na inscrição que fariam o Enem pela certificação. Desse total, 100 mil alcançaram nota mínima ¿ entre eles, 1.112 presidiários. A emissão dos certificados é feita pelas secretarias estaduais de Educação.