Título: Itamaraty busca novos acordos com EUA
Autor: Leo , Sergio
Fonte: Valor Econômico, 13/12/2007, Brasil, p. A8

Satisfeito com a boa repercussão da aliança entre Brasil e EUA na disseminação do etanol combustível, o governo americano discute hoje com o Ministério das Relações Exteriores propostas para lançar novas iniciativas bilaterais, em outros setores, como infra-estrutura, agricultura e promoção à inovação. O secretário assistente para economia, energia e assuntos empresariais do Departamento de Estado dos EUA, Daniel Sullivan, e o secretário para o Hemisfério Ocidental, Thomas A. Shannon, passarão o dia em Brasília, em reuniões com o governo brasileiro. Sullivan e Shannon vão reunir-se com o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos, Roberto Azevedo.

Os brasileiros querem descobrir maneiras de incentivar investidores americanos a atuarem com empresários do Brasil em matéria de agricultura, infra-estrutura e produção e exportação em setores como o de têxteis. Os americanos querem fortalecer os vínculos entre incentivos à inovação e proteção de direitos de propriedade intelectual, além de ter interesse em maior abertura do mercado d e aviação brasileiro às companhias dos EUA. Nesse ponto, prevêem-se poucos avanços: o Brasil oferece novas linhas para o Norte e Nordeste, e os americanos querem voar para Rio e São Paulo.

Os americanos devem expor ao Itamaraty a estratégia para lidar com produtos importados perigosos à saúde e à segurança, como brinquedos da China. Os brasileiros explicarão a posição tomada na discussão sobre controle internacional da internet.