Título: DEM busca marca da economia sustentável
Autor: Jayme , Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 12/12/2007, Política, p. A9

Bornhausen: "Nos firmamos como o partido da oposição. A batalha da CPMF é nossa. Somos o partido do futuro contra o passado. E o passado é o governo Lula" Termina hoje a transição entre o Partido da Frente Liberal (PFL) e o Democratas, nome adotado pela legenda desde 28 de março. A primeira Convenção Nacional do Democratas será o ponto de partida do hasteamento das bandeiras adotadas pela nova sigla, que se posicionará como conservador e liberal com preocupações fortes com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Uma árvore verde e azul passará a ser o símbolo do partido.

"Vamos confirmar a renovação com o lançamento da nossa nova marca, que representa nossa preocupação com a qualidade de vida atrelada ao meio ambiente", diz o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). A linha adotada pela legenda será a mesma do Partido Conservador inglês, que aproximou suas bandeiras ao conceito da "green economy" (economia verde).

"Vamos reafirmar o compromisso muito forte com o desenvolvimento sustentado, com a contenção dos impostos e a preocupação social forte", diz o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que fará palestra sobre a questão ambiental. "O Brasil tem se esquivado do debate. Vamos mobilizar o país pela energia renovável e pela economia da energia por cada pessoa", diz o parlamentar.

"Continuamos sendo um partido liberal e democrata, com respeito absoluto à propriedade privada, mas com uso racional", afirma o parlamentar baiano. "Hoje, na convenção, vamos firmar um compromisso com nossos netos", completa.

Além do meio ambiente, o partido deverá sustentar suas bandeiras no tripé segurança pública-saúde-educação. Caberá ao Estado suprir as necessidades da sociedade nestas três áreas. Nos demais setores, o Estado tem o papel regulamentador para permitir o livre mercado.

A senadora Kátia Abreu (TO) falará sobre a proposta de "Liberdade para Crescer", a ser encampada pelo partido. A idéia é fazer com que o país dê especial atenção para o destravamento da economia. "Respeito aos contratos, logística, portos, energia, queda de impostos. Tudo isso impede o crescimento do país. A China está nos engolindo. Precisamos reagir", diz a senadora.

O vice-presidente de Comunicação da legenda, deputado Paulo Bornhausen (SC), comemora que essa bandeira de diminuição dos impostos tenha sido entendida pela sociedade. "Nos firmamos como o partido da oposição. A batalha da CPMF é nossa e a população apoiou. Somos o partido do futuro contra o passado. E o passado é o governo Lula", afirma Bornhausen.

Nessa ótica de se preparar para o futuro, entre fevereiro e junho de 2008, Kátia Abreu vai coordenar 15 seminários regionais a serem realizados pela legenda com vistas às eleições municipais. "Vamos fazer dois seminários internacionais e um grande seminário de energia", diz a senadora.

A preocupação maior das lideranças do Democratas é dar à legenda uma imagem de novidade, de partido moderno e compromissado com objetivos atuais. A própria forma de o partido se comunicar com a sociedade tem a preocupação com a roupagem moderna: Maia pode ser visto em vídeo no site YouTube convidando as pessoas a participar da convenção. A sigla tem um blog (diário virtual) onde as principais lideranças expõem suas idéias. Além disso, até no Second Life, site tridimensional de simulação da vida real, o Democratas tem o seu comitê virtual.