Título: Álcool pode recuar apesar do período de entressafra
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/12/2007, Agronegócios, p. B14

Depois de cinco anos de aumentos expressivos durante a entressafra, os preços do álcool combustível podem ceder no início do ano. Analistas ouvidos pelo Valor afirmam que a tendência para as cotações do combustível ainda é incerta. A única certeza é que não haverá forte alta no período.

"Dependendo dos estoques nas mãos das usinas, os preços podem até cair", diz Marcelo Andrade, diretor-sócio da Ecoflex Trading, do Rio de Janeiro. Segundo ele, as próximas duas semanas de dezembro deverão ser pontuadas por compras das distribuidoras. Mas isso não significa que as usinas poderão fazer reajustes para cima. "Muitas unidades têm de reforçar o caixa para honrar compromissos com os trabalhadores no final do período de colheita", afirma ele.

Na semana passada, o preço do álcool anidro fechou a R$ 0,85547 (sem impostos) em São Paulo, 0,89% mais que na semana anterior. O litro do hidratado foi a R$ 0,75648 (sem impostos), elevação de 0,3%. A expectativa é de estabilidade, seguindo o movimento das últimas semanas, após a forte alta ocorrida no início de novembro.

Segundo Júlio Maria Martins Borges, presidente da Job Economia e Planejamento, a tendência para os preços do álcool vai depender da reação do mercado a partir de janeiro. "O mercado já absorveu a antecipação da colheita. Isso não é mais levado em consideração. Tudo vai depender dos estoques das usinas." (MS)