Título: Fundo fará o país crescer
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/12/2007, Finanças, p. C8

O fundo soberano que será criado pelo governo brasileiro será mais um instrumento da política econômica em vigor, e não uma mudança. A avaliação é do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Para ele, esse fundo irá facilitar o crescimento da economia brasileira.

"O fundo prevê um conjunto de investimentos para o crescimento forte e com a atual situação fiscal mantida. O fundo não implica em mudança da política econômica. É só um instrumento a mais para o país", afirmou em teleconferência a investidores. A idéia de um fundo soberano no exterior está em estudo pela equipe econômica desde outubro. A idéia é que ele financie investimentos de empresas brasileiras. Seu formato ainda não está definido.

Para Augustin, esse fundo não irá alterar negativamente a percepção de risco por parte das agências de avaliação.

O secretário afirmou ainda que mesmo com a não aprovação da prorrogação da cobrança da CPMF as metas fiscais serão mantidas, como o superávit primário em 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto). No entanto, ele não adiantou quais medidas serão tomadas para compensar a arrecadação de R$ 40 bilhões do "imposto do cheque".

Já Paulo Valle, secretário-adjunto, afirmou que a administração da dívida pública tem conseguido aumentar os prazos de vencimento da dívida pública e aumentar a participação de títulos pré-fixados ou indexados à índice de preços --cerca de 60% do total. Esses papéis tornam o pagamento da dívida mais previsível.