Título: Susep expõe discussões sobre resseguro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/12/2007, Finanças, p. C8

As várias resseguradoras estrangeiras interessadas em operar no Brasil têm hoje um dia decisivo. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) fará uma reunião aberta ao público para apresentar o resultado da audiência pública das normas que vão regular o mercado aberto.

A audiência teve recorde de sugestões do mercado, incluindo das companhias estrangeiras. A principal crítica foi sobre a exigência das resseguradoras constituírem reservas no Brasil.

Armando Vergilio, superintendente da Susep, garante que os pontos mais polêmicos foram acatados. O Lloyds de Londres, por exemplo, ameaçou deixar de vir ao Brasil se a necessidade de um depósito colateral fosse mantida. Uma das sugestões apresentadas pelo mercado é que empresas classificadas como "grau de investimento" pelas agências de risco fossem dispensadas desta exigência.

Após a reunião de hoje, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) se reúne para aprovar a regulamentação final no dia 17.

Com o texto final pronto, as regras começam a valer em 2008. Com isso, o mercado se abre oficialmente. Com a abertura, as cidades do Rio e São Paulo estão brigando para ver quem vai atrair as companhias estrangeiras e se tornar o pólo nacional de resseguros. Maria Silvia Marques Bastos, presidente da Icatu, saiu em defesa da cidade do Rio, onde estão os principais clientes do resseguro, como a Petrobras, e o IRB-Brasil Re. (ASJ)