Título: Para o Bird, Brasil já é a 6ª economia do mundo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/12/2007, Brasil, p. A4

O Brasil ganhou uma posição e se agora ocupa a sétima posição na economia mundial, segundo ranking do Banco Mundial (Bird), que divulgou ontem os dados do Programa de Comparação Internacional (PCI), que analisa as economias de 146 países.

De acordo com o Bird, levando-se em conta a paridade do poder de compra, o Brasil responde por metade da economia da América do Sul. Com o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial nesta medição, o Brasil ocupa o sexto lugar ao lado do Reino Unido, França, Rússia e Itália. Na medida convencional, porém, o Brasil é a sétima economia, ao lado da Índia, Rússia e México, que respondem juntos por 2% do PIB.

Segundo explicação do Banco Mundial, o Brasil subiu de lugar devido a uma nova avaliação. A paridade do poder de compra, expressa por meio dos valores das moedas locais, tomou o lugar da chamada medida cambial, que converte o PIB do país em dólares. "Os números passaram a refletir o valor real de cada economia, com as diferenças corrigidas em níveis de preços, sem a influência de movimentos transitórios de taxas cambiais", explica o Bird.

Segundo a instituição, os Estados Unidos mantiveram o posto de maior economia do mundo. Porém, ela está menor que no passado. Em seguida aparece a China, que subiu de quarto para segundo lugar. No geral, a economia mundial produziu US$ 55 trilhões em mercadorias e serviços em 2005. Do total, cerca de 40% veio de países em desenvolvimento - China, Índia, Rússia, Brasil (Brics) e México responderam por quase 20%.