Título: Petrobras define meta de 2 milhões de barris em 2008
Autor: Góes , Francisco
Fonte: Valor Econômico, 27/12/2007, Empresas, p. B7

A Petrobras definiu sua meta de produção para 2008: 2 milhões de barris diários de petróleo. Este mesmo volume foi atingido pela empresa no dia 25 de dezembro, marcando um novo recorde. Mesmo assim, a Petrobras deve fechar 2007 com produção média de 1,8 milhão de barris/dia, 5,3% abaixo da meta fixada pela própria estatal para o ano (1,9 milhão barris/dia).

A produção não cresceu como esperado por problemas operacionais nas plataformas P-43, P-48 e P-50, instaladas nos campos de Barracuda-Caratinga e Albacora Leste, na Bacia de Campos (RJ). Estas unidades enfrentaram falhas elétricas em equipamentos, com reflexos negativos sobre a produção. "As dificuldades que enfrentamos hoje estamos superando", disse o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

Ele afirmou que, apesar dos problemas, a auto-suficiência na produção de petróleo "está garantida" uma vez que a média diária de produção em 2007 deve equivaler ao consumo. Estrella comemorou a produção recorde atingida em 25 de dezembro e disse que, com a nova marca, a Petrobras ingressa no seleto grupo de oito ou nove empresas que produzem acima de 2 milhões de barris de petróleo por dia. O recorde anterior fora alcançado em 23 de outubro de 2006 com produção de 1,9 milhão de barris/dia.

Estrella afirmou que a dificuldade em manter a produção de petróleo em 2 milhões de barris/dia está no declínio produtivo dos campos de petróleo e gás. Mas a Petrobras vem tendo êxito em reduzir a queda de produção nestes campos. Em 2007, seis novas plataformas entraram em produção. Quando atingirem a capacidade plena, elas acrescentarão 590 mil barris diários à capacidade instalada nos campos nacionais.

Outras quatro plataformas estão previstas para entrar em operação em 2008, sendo três de petróleo e uma de gás. A Petrobras também informou que a diretoria da empresa aprovou a construção da plataforma P-57, em contrato de US$ 1,1 bilhão. A obra será feita pela empresa SBM em parceira com o estaleiro Keppel Fels, de Angra dos Reis (RJ). Em 2008, a Petrobras também fará um teste de longa duração no campo de Tupi, no chamado pré-sal, na Bacia de Santos. No teste, o navio-plataforma deverá produzir entre 30 mil e 40 mil barris de petróleo por dia.