Título: HSBC emite 3 milhões de cartões e bate recorde
Autor: Júnior , Altamiro Silva
Fonte: Valor Econômico, 04/01/2008, Finanças, p. C3

Henrique Frayha: "Brasil foi o maior emissor mundial de cartões do HSBC" O HSBC nunca emitiu tantos cartões no Brasil como no ano passado. Foram colocados no mercado mais de 3 milhões de plásticos - considerando apenas os cartões ativados pelos consumidores. Com isso, a unidade brasileira do banco inglês foi a que mais emitiu cartões no mundo entre os 83 países onde o HSBC opera.

Com os novos cartões na praça, o volume de recursos movimentado pelos plásticos do HSBC cresceu 80% em 2007. No mercado, a expansão foi de 20%. O banco fechou o ano com uma base de 8 milhões de cartões, incluindo os da financeira Losango, que pertence ao grupo.

Apesar do forte crescimento de 2007, o banco se prepara para outro ano de recordes em 2008. Na próxima terça-feira, lança um cartão diferente, que vai reembolsar o portador quando for usado em postos de combustível. Toda vez que o cartão for utilizado nos postos, 3% das despesas serão devolvidos ao cliente na fatura.

O cartão terá as bandeiras Visa ou MasterCard. A meta do banco é comercializar acima de 300 mil destes plásticos este ano. Para isso, vai fechar acordo com algumas redes de postos espalhados pelo país. O cartão não cobra anuidade, mas tem uma taxa mensal de R$ 3,45 referente ao processamento das operações.

Segundo Henrique Frayha, diretor executivo do HSBC responsável por cartões e presidente da Losango, o produto foi criado pelo banco a partir de pesquisas que mostraram que os postos de gasolina estão entre os locais onde os cartões são mais usados. Dados da Itaucard mostram que 10,6% do faturamento total dos cartões de crédito no país, que deve ficar em R$ 182 bilhões em 2007, vêm dos postos, o quinto setor em utilização.

Além do "HSBC Cartão Combustível", o banco está lançando por meio da Losango uma conta-corrente "popular", para as classes D e E com cartão de débito da Visa e um título de capitalização. A meta é atrair um milhão de clientes este ano.

A Losango, segundo Frayha, foi a grande responsável pelo aumento da base de cartões do banco em 2007. Como auxílio de acordos da financeira com redes varejistas, foram emitidos 1,7 milhão de plásticos (considerando só os efetivamente usados pelos consumidores). A grande maioria para pessoas de menor renda, das classes C e D.

Além disso, a financeira vendeu outros 1,4 milhão de cartões do banco. "Resolvemos botar a máquina da Losango para rodar. Com isso, o Brasil foi o maior emissor mundial de cartões do HSBC", afirma. A financeira tem uma base de 20 milhões de clientes, 21 mil parceiros lojistas e mais de 300 filiais no país.

Com relação ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado anteontem pelo governo, Frayha acredita que o impacto tende a ser reduzido no setor de cartões. "A demanda é crescente", afirma.

O IOF incide sobre as compras feitas no exterior com cartões de crédito. A alíquota é de 2% e agora vai para 2,38%.

Além disso, o IOF incide sobre o crédito rotativo, quando o cliente financia a fatura. Este tipo de financiamento tem as taxas mais altas do mercado, na casa dos 11% e por isso a avaliação é que o aumento do IOF pouco deve mudar o valor das taxas finais, já bastante elevadas.