Título: Demanda interna surpreendeu
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/01/2008, Brasil, p. A5

A indústria fechou 2007 com um crescimento esperado entre 5,8% e 6%. Não é o melhor resultado dos últimos anos, mas é mais que o dobro do registrado no ano passado (2,8%). Segundo o gerente do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), André Rebelo, o crescimento foi sustentado pelo aumento da demanda interna.

"Todo mundo estava esperando o crescimento do mercado interno, mas ninguém esperava um crescimento tão forte e tão robusto como estamos vendo hoje", afirmou, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional. Desde 2000, o ano de maior evolução na produção industrial foi 2004, com alta de 8,5%. Tal crescimento, porém, foi concentrado nos setores exportadores.

Os números de 2007, acrescentou Rebelo, refletem o desempenho homogêneo dos diferentes setores industriais. Ele afirmou que a ampliação no mercado interno compensou as dificuldades enfrentadas pelos setores exportadores por causa da valorização do real frente ao dólar norte-americano. O resultado direto de tal desempenho foi o crescimento de cerca de 5% do emprego na indústria. "A produção industrial não aumenta só com máquinas, ela demanda mais mão-de-obra". A previsão para 2008 é de manutenção do ritmo de crescimento. Para isso, a indústria tem investido na ampliação da capacidade produtiva.