Título: Inflação do Carnaval aumenta menos que a média, revela FGV
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/02/2008, Brasil, p. A3

Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que, entre fevereiro de 2007 e janeiro deste ano, o IPC-Carnaval subiu 4,25%, menos que a inflação média apurada pelo IPC no mesmo período, de 4,85%. Em anos anteriores, no entanto, a relação foi diferente. No acumulado de 2005 a 2008, o IPC-Carnaval subiu 25,05%, ante 18,77% da inflação geral apurada no mesmo período, sendo que os itens que mais se valorizaram nesse período foram show musical (40,44%), sanduíches (33,93%), refrigerante fora de casa (32,06%), pedágio (34,6%) e álcool combustível (36,64%).

Em relação ao último ano, o estudo aponta que os aumentos mais significativos na última temporada carnavalesca ocorreram nas áreas ligadas a transportes e alimentação fora de casa. O preço da passagem aérea, por exemplo, subiu 28,73%. O gás natural veicular variou 14,67% no período.

"O crescimento da economia, o aumento da geração de renda e do emprego criaram um ambiente favorável para a elevação nos preços de serviços", afirmou André Furtado Braz, economista da FGV. Ele citou os itens hotel (5,77%), refeição em bar (9,75%), refeição em restaurante (7,04%) e passagens aéreas como exemplos de reajustes em serviços. O item excursão e tour variou 2,57% no período e shows musicais tiveram redução de preço de 3,67%.

Já no item alimentação e bebidas, o sorvete valorizou-se mais que as bebidas alcoólicas. O item sorvete fora de casa variou 9,71%, enquanto a aguardente subiu 9,65% e o chope e a cerveja em bares e restaurantes, 6,61%. O item sanduíches também ficou entre os produtos que mais valorizaram no período, 8,72%, seguido por doces e salgados (7,63%) e refrigerantes fora de casa (7,57%). As bebidas destiladas variaram 3,84% e a cerveja consumida em casa, 1,34%. De acordo com Braz, os preços dos alimentos subiram em janeiro já devido ao cenário macroeconômico e os preços pagos no Carnaval acabaram sofrendo um pouco esse efeito.

Dois outros itens registraram aumentos acima da média do IPC-Carnaval. É o caso dos pedágios (4,57%) e do cigarro (10,5%). No segmento vestuário, os preços se mantiveram relativamente comportados. Houve queda no preço da bermuda masculina (1,01%) e alta nos preços de bermuda feminina (3,94%), sandália masculina (0,95%), sandália feminina (4,84%) e bijuterias em geral (5,98%). (CB)