Título: Rubem Azevedo Lima
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 31/01/2011, Opinião, p. 12

Graças ao acervo trazido por D. João VI, a Biblioteca Nacional propiciou aos pesquisadores portugueses a remontagem da ópera Antígono (rei da Macedônia, casado com a princesa egípcia Berenice), do compositor italiano Antônio Mazzoni, cujo libreto completo, de Metastásio, só existia naquela instituição.

Essa era a peça que estava em cena, quando o terremoto de 1° de novembro de 1755 destruiu Lisboa e o teatro que a exibia, a chamada Casa da Ópera, erguida pelo rei D. José I, à beira do Tejo, inaugurada sete meses antes, em março. A reestreia, dia 24 último, no Centro Cultural de Belém, naquela cidade, foi um sucesso.

A repórter portuguesa Vanda Marques conta as peripécias da megaprodução desse milagre, pela equipe numerosa de técnicos e artistas do CCB, que trabalhou dois anos e meio para produzi-lo. Resolveram-se problemas, como a substituição dos ¿castrati¿, cantores indispensáveis, à época, por vozes femininas. Nicholas McNair foi o reconstrutor da partitura.

Apesar das dificuldades econômicas, não faltaram recursos (públicos ou particulares) para a execução desse projeto cultural, que, por todas as circunstâncias, repercutirá estrondosamente mundo afora.

A ópera, renascida das cinzas, será acolhida pelo barroco do século 21: o digital. A Antena 2 vai gravá-la para que não a percam novamente, explicou a repórter Vanda Marques.

Lula gosta de futebol, não de teatro, mas nada fez para reduzir a revoada de jovens futebolistas brasileiros para o exterior. Ele só iria ver o Antígono para cochilar. Dilma, de outra extração, parece apreciar o teatro.

Está de parabéns a cultura portuguesa, que conseguiu recuperar uma tragédia teatral perdida tragicamente, que nós, brasileiros, talvez só possamos assisti-la pela televisão.

A menos ¿ quem sabe? ¿ que Dilma, protagonista na abertura dos arquivos da Biblioteca Nacional, guardiã da partitura de Metastásio, em homenagem à competência da cultura portuguesa, convide o Centro Cultural de Belém a dar espetáculos de Antígono também no Brasil. A cultura brasileira ficaria grata a Portugal e ao povo português, se isso lhe fosse concedido.