Título: NetCredit financia compra na internet
Autor: Travaglini, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 02/01/2008, Finanças, p. C3

Uma nova modalidade de crédito deve avançar no próximo ano: o financiamento de compras via internet. Apostando nesse mercado, que faturou mais de R$ 5 bilhões apenas no primeiro semestre de 2007 e que cresce a taxas anuais de 50%, a empresa de cobrança Braspag criou uma parceria com o Banco BGN para oferecer linhas específicas para esse nicho de mercado. "O objetivo é alavancar as vendas dos clientes, disponibilizando um novo canal de pagamento", diz Nelson Campos, presidente da NetCredit, empresa criada pela Braspag é pelo BGN para atuar nesse segmento, funcionando com uma espécie de correspondente do banco.

"A NetCredit é a primeira promotora de crédito a oferecer financiamento on-line", completa Campos. Os produtos das lojas que contratem os serviços da NetCredit poderão ser financiados por meio de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou por empréstimos consignados com o desconto em folha de pagamento.

A Braspag é uma das líderes no segmento de processamento de transações via internet e call-center na América Latina, com 90% do mercado de pagamento em comércio eletrônico (chamado de e-commerce). Já o Banco BGN é o segunda maior instituição em número de contratos com empregadores.

As operações, que começaram em outubro, devem atingir R$ 350 milhões em doze meses. "O banco foi escolhido pela agilidade na aprovação, a política agressiva de concessão e a capilaridade", explica o diretor-executivo da Braspag, André Street.

O maior concorrente desse tipo de operação é o cartão de crédito. As grandes lojas pela internet oferecem financiamento sem juros nas principais bandeiras, como Visa e MasterCard. Segundo Campos, a grande vantagem do sistema da NetCredit é que, com o financiamento bancário, o empresário recebe o valor da venda à vista.

Segundo ele, esse diferencial permite ao lojista ampliar estratégias de marketing, oferecendo preços mais baixos. "Para um compra parcelada, o nosso cliente, que é o lojista, recebe o valor à vista e pode oferecer descontos nos produtos", explica Campos.

Apesar da plataforma eletrônica, a aprovação do crédito ainda é feita de forma manual. O banco recebe a proposta eletronicamente, mas um funcionário recebe as informações e realiza a aprovação manualmente.

Os grande bancos devem ampliar a atuação nesse setor. O Banco do Brasil, por exemplo, registrou aumento de 100% nos primeiros 10 meses do ano em financiamento de bens. A linha BB Crediário permite o pagamento parcelado de compras realizadas no ambiente virtual. O volume de contratações realizadas pela internet, até o mês de outubro, teve aumento de 224%.

A Braspag acredita que o sistema que já possui de cobrança deve garantir uma certa barreira de entrada para os concorrentes. A empresa interliga o site de compras com as empresas que fazem a transação dos cartões ou com os bancos. "Fica mais fácil inserir uma nova empresa ou mesmo novos meios de pagamentos, como é o caso do financiamento via internet" diz Street. "Esperamos estar na frente", completa.