Título: Ministério marca para maio leilão de energia de Jirau
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/01/2008, Brasil, p. A2

O leilão de compra de energia elétrica da usina de Jirau foi marcado para 9 de maio, segundo portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia no "Diário Oficial da União". Jirau é a segunda usina do Complexo Hidrelétrico do rio Madeira, em Rondônia, a ser licitada e vai gerar 3.300 MW (megawatts) de energia.

De acordo com determinação do ministério, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai elaborar o edital com as regras a serem seguidas pelas distribuidoras de energia elétrica interessadas em participar do leilão e os Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado. Os contratos deverão seguir a modalidade por quantidade de energia, com prazo de duração de 30 anos.

A energia terá de ser entregue a partir de 2013. As diretrizes do processo de licitação serão estabelecidas pelo ministério em portaria a ser publicada posteriormente. O Conselho Nacional de Política Energética ainda vai deliberar sobre a realização do leilão de Jirau.

O complexo do rio Madeira é considerado prioritário pelo governo e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As usinas são tidas como as únicas capazes de reduzir o risco de racionamento a partir de 2011 ou impedir o desabastecimento.

A usina de Santo Antônio foi arrematada pelo consórcio Madeira Energia (Odebrecht, Furnas, Construtora Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e um fundo de investimentos formado por Banif e Santander). Com capacidade para gerar 3.150 MW, a hidrelétrica começará a gerar energia em 2012.