Título: Petrobras descobre mais gás em Santos
Autor: Petrobras descobre mais gás em Santos
Fonte: Valor Econômico, 22/01/2008, Brasil, p. A2

A Petrobras anunciou ontem a descoberta de uma grande jazida de gás natural e condensado na camada pré-sal, na Bacia de Santos. A empresa informou que o reservatório, no bloco BM-S-24, situa-se em águas ultraprofundas e fica próximo à área de Tupi, cujos volumes recuperáveis foram estimados, em 2007, entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.

A Petrobras disse, por meio de sua assessoria, que ainda não é possível dimensionar o volume potencial de reservas do novo campo, cujo primeiro poço foi denominado Júpiter. O bloco BM-S-24 é explorado por consórcio formado por Petrobras, que é operadora e tem 80% de participação, e Galp Energia, com os outros 20%.

O consórcio dará continuidade às atividades e aos investimentos necessários para a verificação das dimensões desta nova jazida, bem como das características dos reservatórios de gás natural e condensado. As reservas só devem ser dimensionadas após a conclusão de um plano de avaliação de descoberta, que está sendo elaborado e será encaminhado à Agência Nacional do Petróleo (ANP), conforme previsto no contrato de concessão, disse a empresa em nota.

A ANP foi comunicada ontem da descoberta, que está localizada em reservatórios com profundidade de cerca de 5,1 mil metros. A espessura da rocha onde encontra-se o reservatório de gás natural é de mais de 120 metros. "A área desta estrutura pode ter dimensões similares às de Tupi", informou a Petrobras na nota. O potencial de reservas é um dado questionável, já que os números podem ser revisados para baixo, como já aconteceu com os campos BS-500 e Mexilhão, na Bacia de Santos.