Título: TAM confirma compra de 46 aviões da Airbus
Autor: Campassi , Roberta
Fonte: Valor Econômico, 22/01/2008, Empresas, p. B12

A companhia aérea TAM confirmou ontem a assinatura de contrato firme para a aquisição de 46 aeronaves da fabricante européia Airbus. O valor do investimento, de acordo com os preços de tabela, é de US$ 6,9 bilhões.

As encomendas incluem 22 aeronaves A350 XWB, nos modelos 800 e 900, que serão utilizadas em rotas internacionais de longo curso. O início das entregas está marcado para 2013. A TAM confirmou também a aquisição de quatro aeronaves A330-200 que serão entregues a partir de 2010 e também serão destinadas para rotas internacionais de longa distância. A compra desses 26 aviões já estava prevista num memorando de entendimento firmado em meados do ano passado pela companhia aérea e pela fabricante.

A TAM também informou que exercerá as opções de compra de mais 20 A320, que se somam aos equipamentos do mesmo modelo encomendadas em 2005 e 2006. Eles serão utilizados nas rotas domésticas e sul-americanas. Não houve alteração no plano de frota da companhia.

Atualmente, a TAM, que é a líder do mercado aéreo brasileiro, opera 109 aviões, sendo 102 deles da marca Airbus. A companhia espera incorporar mais 14 unidades até o fim deste ano e alcançar um total de 123 aeronaves. A meta da empresa é chegar a 2010 com 136 jatos e a 2012 com 147.

No fim de dezembro, a Gol também anunciou a compra de mais 40 aeronaves Boeing 737-800 e confirmou a aquisição de mais 34 opções. Os investimentos da companhia, hoje a vice-líder do mercado, somam US$ 5,84 bilhões conforme os preços de tabela - as companhias costumam ter descontos.

A TAM será a primeira empresa da América Latina a receber os aviões A350, modelo da Airbus que só começa a ser entregue em 2013. Segundo a fabricante, ele terá a maior fuselagem de sua categoria - com capacidade para entre 300 e 400 passageiros, dependendo da configuração - e custos menores por assento. O modelo concorrerá com o 787 Dreamliner da Boeing, cujas primeiras entregas estão previstas para o início de 2009, uma vez que a produção sofreu atrasos.

No mercado aéreo brasileiro, assim como a TAM terá o A350, especula-se que a Gol deverá comprar o 787. O novo modelo da Boeing serviria para substituir os 767 utilizados pela Varig, subsidiária da Gol, em rotas internacionais. Atualmente, a Varig tem dez aviões 767-300.

O grupo Gol/ Varig terá 111 aeronaves até o fim de 2008, segundo o plano de frota. Em 2010, o número salta para 126 e, em 2012, para 143 - quatro a menos do que a frota da TAM.

O aumento da capacidade das duas empresa é considerado agressivo. Por um lado, elas continuam prevendo um crescimento forte da demanda de passageiros aéreos, acima de 8%. Por outro, disputam a liderança do mercado brasileiro. Em dezembro, a TAM controlava 48,6% dos vôos domésticos e a Gol, junto com a Varig, tinha 44,6%. (Colaborou José Sérgio Osse, do Valor Online)