Título: Novatos engolidos pela boca de urna
Autor: Torres,Izabelle ; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 01/02/2011, Política, p. 2

Atenção dos deputados neófitos, que ontem visitaram as dependências do Congresso, é disputada pelos concorrentes à Presidência da Câmara

No dia dedicado ao Encontro Parlamentar, evento em que os deputados neófitos circulam pelas dependências do Congres so para se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, a atenção dos políticos e dos familiares que os acompanhavam foi capturada pela boca de urna para a eleição de hoje, que definirá o novo presidente da Câmara. Ao entrarem no auditório Nereu Ramos, os novos parlamentares recebiam cumprimentos de um sorridente Sandro Mabel (PR-GO). O parlamentar de Goiás, candidato à Presidência da Casa, estendia a mão aos novatos, apresentava-se e pedia o voto dos debutantes, que tomam posse hoje.

Mabel, entretanto, não era o único a disputar a atenção dos colegas recém-chegados.Pelos corredores da Câmara, eram distribuídos santinhos do deputado goiano e também de seu principal rival, Marco Maia (PT-RS), candidato à reeleição. Fazendo uso do posto de presidente em exercício na Casa, o parlamentar gaúcho tomou lugar de destaque na mesa da aula inaugural e discursou para uma plateia de mais de 100 deputados que pisavam na Casa pela primeira vez e diziam ter dúvida em quem votar para a presidência da Câmara.

As palestras para os novos deputados foram fechadas, mas parlamentares ouvidos pelo Correio contaram que Maia apelou para o discurso da unidade, ressaltando que, juntos, todos ficam mais fortes. Mas evitou pedir votos diretamente durante a atuação institucional. ¿Não há melhor estratégia de campanha do que apresentar a Casa para os novos deputados¿, resumiu Júlio Delgado (PSB-MG), que também ensaiou disputar a Presidência da Casa com uma candidatura avulsa, mas desistiu da empreitada.

Celebridades Entre os novos deputados que circulavam pela Casa estavam celebridades como o ex-jogador Romário (PSB-RJ), o ex-boxeador Acelino Popó Freitas (PRB-BA) e o ex-BBB Jean Wyllys (PSol-RJ). ¿É o primeiro dia que participo de reunião como deputado federal (embora ainda não tenha tomado posse). Como não poderia ser diferente, ouvi bastante, prestei bastante atenção e estou começando a aprender. Tenho certeza de que, com a ajuda do papai do céu e de meus companheiros do PSB, posso ter uma participação muito positiva¿, disse Romário.

Já o ex-pugilista Popó admitiu que está ¿perdido¿ e alheio à disputa pela Presidência da Câmara. ¿Ainda não caiu a ficha. A gente chega meio perdido. A Bahia é quente, Brasília também é quente, vou me adaptar. Há três anos eu calçava luvas, agora tenho que vestir terno e gravata. Parei de estudar na 4ª série, retomei e estou no segundo semestre de direito¿, contou, entusiasmado.

Do plenário para o ringue » Acelino Popó de Freitas, o ex-pugilista que hoje assume mandato de deputado federal pelo PRB da Bahia, disse ontem que pretende treinar boxe enquanto morar em Brasília. E já desafiou os primeiros oponentes, ambos colegas de parlamento. ¿Eu soube que o (senador Eduardo) Suplicy (PT-SP) é lutador de boxe. Os primeiros que desafiarei serão ele e (o senador) Magno Malta (PR-ES), que são metidos a lutador de boxe¿, brincou Popó, que ontem participou de um encontro com os novos parlamentares. Ao saber da proposta de duelo, Suplicy não se abalou, aceitou a disputa e ainda mandou um recado ao deputado baiano. ¿Luto com o Popó quando ele quiser e na hora que ele quiser. Hoje mesmo corri 41 minutos e a luta será uma oportunidade para me preparar para os embates que virão aqui no Senado.¿

Disputas internas » Ivan Iunes

Nas últimas definições de cargos de liderança dos partidos e de indicações para a Mesa Diretora da Câmara, PMDB e DEM externaram divisões internas no voto. Entre os democratas, o embate refletia a disputa pelo comando nacional da legenda, rachada em dois grupos rivais. Já os peemedebistas reconduziram por consenso Henrique Eduardo Alves (RN) à liderança, mas disputaram o posto na direção da Casa.

No início da reunião, ficou definido que a legenda escolheria comandar a 1ª Vice-Presidência, responsável por substituir o presidente nas sessões da Câmara e nas votações do Congresso quando o presidente do Senado estiver ausente. Os peemedebistas tinham sete candidatos ao posto e Rose de Freitas (PMDB-ES) venceu a briga.

No DEM, o grupo capitaneado pelo ex-senador Jorge Bornhausen (SC) e pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sofreu um revés com a derrota de Eduardo Sciarra (PR) na disputa pela liderança do partido na Câmara. O vitorioso, ACM Neto (DEM-BA), integra a parcela liderada pelo atual presidente da legenda, Rodrigo Maia (RJ), e pelo deputado federal Ronaldo Caiado (GO). O resultado deve precipitar a saída de Kassab do partido, que em março terá eleições nacionais internas para sucessão de Maia. Hoje, os democratas decidirão a indicação do partido para a 2ª Secretaria da Câmara.