Título: Clean Energy Brazil alia-se à Unialco para crescer na região Centro-Oeste
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/01/2008, Agronegócios, p. B14

Para alavancar seu crescimento no setor sucroalcooleiro, a Clean Energy Brazil plc (CEB) acaba de adquirir 33% da holding Unialco MS, que controla a usina Alcoolvale, em Aparecida do Taboado (MS), e um projeto "greenfield" (construção) na cidade de Dourados, no mesmo Estado. A CEB desembolsou US$ 64 milhões nessa operação.

Marcelo Junqueira, diretor-executivo da CEB, afirmou que o grupo concluiu no fim do ano passado captação no mercado externo para concretizar o negócio. A intenção do grupo é avançar na região Centro-Oeste do país, considerada nova fronteira para a cana-de-açúcar.

Criado em dezembro de 2006 e com papéis negociados na bolsa de Londres, o grupo tem 49% de participação na Usaciga, usina sucroalcooleira instalada em Cidade Gaúcha, no Paraná, e controla 100% do projeto batizado de Pantanal, que está em construção em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

A unidade Pantanal deverá entrar em operação na safra 2009/10, com moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana. No ano passado, o grupo recebeu licença ambiental para a construção da unidade Água Limpa. A unidade deverá entrar em operação na safra 2010/11, com moagem prevista de 1,5 milhões de toneladas. Esses dois projetos terão 100% dos investimentos da CEB e deverão produzir apenas álcool nesta primeira fase.

Os planos da CEB são investir em outros projetos de usinas e processar cerca de 14 milhões de toneladas até a safra 2013/14. O projeto da usina de Dourados, tocado inicialmente pela Unialco e pelo pecuarista Celso Dal Lago Rodrigues, deverá entrar em operação na safra 2009/10. "Já temos cerca de 10 mil hectares com cana plantada na região", afirmou Dal Lago.

A holding Unialco MS é controlada pela Unialco SA, que é presidida pelo empresário Luiz Guilherme Zancaner, e que controla duas usinas em São Paulo. "Priorizamos parceiros estratégicos, desde que possamos manter o controle", disse Zancaner.

No ano passado, o grupo Unialco concluiu processo de reestruturação, que resultou na compra de 25,4% de participação que estava nas mãos de acionistas minoritários. A compra dos 25,4% de participação foi feita pela Zancaner Participações (ZP), empresa que pertence a Zancaner e seu irmão. O empresário está construindo uma nova usina em São Paulo em parceria com dois grupos estrangeiros - o Pantaleon, da Guatemala, e Manuelita, da Colômbia. (MS)