Título: Governo demorou a agir, reconhece ministro
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 13/02/2008, Política, p. A6

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse ontem que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o governo deveria ter agido antes no sentido de impedir e punir os maus gastos com cartão corporativo, já que as despesas eram publicadas pelo Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Múcio deu uma coletiva depois participar de uma reunião com líderes e vice-líderes da base aliada no Congresso. "Cometeu-se algum erro? Cometeu-se. O governo tornou as contas transparentes, mas, em determinado momento, deixou de fazer a censura conta por conta. Nós não usamos a transparência que criamos na hora em que apareceu primeiro erro. Poderíamos ter corrigido e talvez não ocorressem esses sucedâneos", afirmou o ministro.

Múcio disse ainda que o governo não vai interferir nas escolhas do presidente e do relator da CPI dos Cartões Corporativos, mas em seguida acrescentou que os cargos devem ficar mesmo sob o comando de PMDB e PT. O ministro insistiu na posição de que a comissão não deve ter como foco atingir Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e suas famílias. "O governo não teme a CPI, que acabou se tornando algo inevitável. Ela vai esclarecer os assuntos, mas não é objetivo atingir os presidentes. A preocupação é que não se macule a instituição da Presidência da República", afirmou o ministro.