Título: Opep reafirma que produção não será ampliada
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/01/2008, Empresas, p. B6

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Badri, reafirmou nestes sábado, em entrevista à revista alemã Der Spiegel, que o cartel não vê a necessidade de um aumento na produção a curto prazo. Al-Badri informou, no entanto, que a organização vem acompanhando atentamente o mercado internacional de forma diária e que se for realmente necessário a Opep pode rever sua posição. Se chegarmos à conclusão de que uma informação crucial determina um incremento na produção, nossos ministro de Petróleo não hesitarão em fazer isso", disse o secretário. Mas afirma, neste momento, os países membros não pensam em ampliar a produção.

Na sexta-feira o preço do barril subiu pela primeira vez após quatro dias de quedas consecutivos por conta da expectativa de que haveria uma redução da demanda em função de uma possível recessão nos Estados Unidos. Após chegar a mais de US$ 100 na Bolsa de Nova York, o barril fechou a semana cotado a US$ 90,84.

A expectativa é de que o preço volte a cair ao longo desta semana caso o mercado não demonstre confiança no plano apresentado por George W. Bush para reaquecer a economia do país. Analistas acreditam que enquanto durar a crise nos mercados financeiros, o preço do barril deve acompanhar o humor das bolsas internacionais. Mias de 70% de 41 analistas ouvidos pela Bloomberg recentemente apostam em uma queda nos preços da commodity ao longo do mês de janeiro.