Título: FHC sobe em palanque com Serra e Kassab
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2008, Política, p. A5

No dia mais chuvoso do ano registrado em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cruzou a capital paulista para subir em um palanque na periferia da zona leste e ficar ao lado do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), pré-candidato à reeleição. A presença do presidente de honra do partido é rara em eventos de inaugurações de obras, como o de entrega de duas estações de trens metropolitanos feita ontem, e foi interpretada por tucanos como um reforço à manutenção da aliança entre DEM e PSDB para disputar a prefeitura paulistana.

A presença de Fernando Henrique ao lado do governador paulista e do prefeito acirra ainda mais os ânimos dentro do PSDB entre o grupo ligado a Serra, que defende o apoio à candidatura de Kassab, e o ligado ao ex-governador tucano Geraldo Alckmin, que sonha com a candidatura própria. O ex-presidente já declarou que prefere o apoio do partido a Kassab e o lançamento de Alckmin para o governo estadual, em 2010.

O ex-presidente evitou polemizar. "Vim para um momento de inauguração de uma coisa importante para a zona leste, é essa a razão. Quando chegar o momento apropriado, aí eu digo o que eu acho (sobre a sucessão em São Paulo)". Fernando Henrique, professor aposentado da USP, foi convidado pelo governo estadual por conta da exposição "História da USP", inaugurada junto com as estações. Diante da insistência para opinar sobre a discussão em torno dos nomes de Kassab e Alckmin, FHC enfatizou: "Estamos entrando em um assunto que não quero."

Na mesma linha, Serra despistou os repórteres quando foi questionado sobre suas preferências eleitorais. "Não viemos para falar de eleições. Não vamos misturar com questão eleitoral." No discurso, o governador paulista elogiou a presença do ex-presidente e disse que "FHC deu a honra e orgulho de comparecer à inauguração".

Alckmin também foi convidado a participar do evento, mas evitou subir no mesmo palanque que Fernando Henrique, Serra e Kassab para evitar sinalizações de que as negociações entre os dois partidos já apresentam um resultado. Alckmin teria faltado por conta de um compromisso no interior do Estado. "Ele não acha que é hora de demonstrar que o PSDB e DEM estão juntos e que tudo já está certo", explicou um interlocutor próximo de Alckmin, que encontrou-se com o ex-governador ontem. "Ainda é preciso muita conversa entre Alckmin, Serra e Kassab", disse.

Poucas horas depois do evento, já na capital, Alckmin reuniu-se com o presidente do diretório municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo. O dirigente do municipal reuniu Alckmin e Kassab na semana passada para uma conversa e pretende fazer uma reunião entre o ex-governador e Serra nos próximos dias.

Ontem à noite, Serra e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), jantaram em Belo Horizonte. À saída, o paulista foi confrontado pelos jornalistas com a possibilidade de disputa entre ele e o mineiro pela candidatura à Presidência em 2010. Serra disse que não há "animosidade" entre ambos e que eles estarão juntos na campanha. Antes de viajar, Serra disse que ia a Belo Horizonte para "trocar figurinhas" com Aécio. (Colaborou Ivana Moreira, de Belo Horizonte, com agências noticiosas)