Título: Soja ganha terreno na Amazônia Legal
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 13/02/2008, Agronegocios, p. B13

O governo federal usou a nova estimativa de safra de grãos, fibras e cereais para atacar a tese de aumento do desmatamento pela soja em regiões da chamada Amazônia Legal. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, insistiu ontem que o avanço da soja em Mato Grosso, por exemplo, ocorreu em áreas de pastagens degradadas. "O sistema lavoura-pecuária tem sido um incentivo para produzir mais na mesma área. E temos visto que as áreas de pastagem degradada, com baixo suporte para o gado, têm sido ocupadas por lavouras em Mato Grosso", afirmou.

Os dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram um avanço de 6,3% na área da soja em Mato Grosso, o equivalente a 325 mil hectares. Em Tocantins, o crescimento bateu em 12%, ou 32,2 mil hectares. Pará (10,6%), Rondônia (8,4%) e Maranhão (1,1%) também aumentaram suas áreas de soja. A área de milho também cresceu na região. Em Mato Grosso, o avanço chegou a 2,4% e, em Tocantins, a 5,5%, segundo a Conab. Mesmo assim, o secretário-executivo do ministério utilizou a estimativa global, que aponta um crescimento de apenas 0,3% na área plantada, para legitimar a tese. "É gratificante perceber o crescimento da nossa produção de grãos sem o aumento da área de ocupação. Demonstra que o setor tem incorporado tecnologia para garantir o aumento de produção", disse Silas Brasileiro.

No levantamento realizado pela Conab, a área plantada com grãos, fibras e cereais no país atingirá 46,3 milhões de hectares. A soja teve o maior crescimento, segundo a estatal, com 0,9% de avanço no global, passando de 20,69 milhões para 20,88 milhões de hectares.

O novo levantamento da safra neste ciclo 2007/2008 deverá chegar a 136 milhões de toneladas, segundo a Conab. O volume é 3,5% superior à produção do período anterior (2006/2007). A razão do crescimento é a boa expectativa para a produtividade da soja e do milho, segundo o diretor de logística da Conab, Silvio Porto. A soja é líder da produção de grãos (58,5 milhões de toneladas), seguida do milho (53,6 milhões de toneladas) e do arroz (12 milhões de toneladas).

Neste levantamento da safra 2007/2008, a Conab avalia ter havido um forte impacto do crescimento da estimativa de produção do milho 1ª safra, cuja produção está estimada em 1,6 milhão de toneladas adicionais. A produção de trigo cresceu, segundo a Conab, 71,5% em relação à safra anterior, com mais 1,6 milhão de toneladas, e o arroz deve atingir um adicional de 697,6 mil toneladas.

A soja, principal produto de exportação brasileiro em área e em volume, deve fechar a safra 2007/2008 com uma produção de 58,49 milhões de toneladas, um aumento de 0,2% em relação à safra 2006/2007, segundo a Conab. O diretor Silvio Porto informou que a área cultivada de soja aumentou 0,9% em comparação com a safra passada em virtude da elevação dos preços da oleaginosa, da maior rentabilidade em relação às outras culturas e da maior liquidez do produto no mercado.