Título: Marinho diz que Comissão de Ética erra no caso Lupi
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 31/01/2008, Politica, p. A12

O ministro da Previdência, Luiz Marinho, saiu ontem em defesa do colega de ministério Carlos Lupi (Trabalho) e disse que a Comissão de Ética Pública "errou feio" ao recomendar a demissão do pedetista. Ligada à Presidência da República, a comissão sugeriu a saída de Lupi do ministério por conflito de interesses, já que ele também é presidente do PDT. "Eu acho que não existe conflito. Ele (Lupi) só virou ministro porque é presidente do partido. A comissão de Ética errou feio. Se, como ministro e presidente do partido, ele estiver favorecendo o partido, a comissão deve questionar isso. Mas não porque é presidente do partido e ministro. Daqui a pouco vão dizer que o presidente Lula não pode estar filiado a um partido", disse Marinho.

Apesar de dividirem o mesmo prédio na Esplanada dos Ministérios, Marinho e Lupi nunca buscaram uma aproximação. Pelo contrário, estão em lados opostos no mundo político-sindical. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que fora presidida por Marinho, atacou a nomeação do pedetista - que substituiu o petista no Ministério do Trabalho -, temendo que Lupi favorecesse a Força Sindical.

Marinho também afirmou que o Ministério da Previdência não voltará atrás na decisão de garantir cobertura previdenciária a invasores de terras. Na semana passada, a imprensa revelou que um parecer da Previdência garante a aposentadoria rural a invasores de terras, inclusive de áreas públicas. O ministro disse hoje que o debate em torno do assunto passou a ter um "ranço ideológico".