Título: Investigado, Lobão Filho toma posse no Senado
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 31/01/2008, Politica, p. A13

Wilson Dias/ABr Lobão Filho: "Meus ex-sócios assumiram todas as conseqüências. É uma matéria que pra mim deixou de ter importância. É uma nova fase da minha vida" Edison Lobão Filho, acusado de usar uma empregada doméstica como "laranja" para escapar de dívidas, tomou posse ontem na vaga de senador deixada pelo pai, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Edinho, como é conhecido, negou que vá renunciar ou pedir licença, disse estar sendo vítima de "um massacre" e transferiu para os ex-sócios a responsabilidade pelas supostas irregularidades.

O novo senador, que ainda está filiado ao Democratas, confirmou que sairá da legenda. Recebeu convites do PMDB (partido do pai) - este, do senador José Sarney (AP), segundo ele -, do PTB e do PR, mas ainda não decidiu a qual se filiará. Lobão Filho disse considerar uma "descortesia" o comportamento dos dirigentes do DEM que, na sua opinião, fizeram um "pré-julgamento" ao considerar "inconveniente" sua permanência na legenda.

Lobão Filho foi empossado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Além dos dois, o único senador presente era Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Na saída, Lobão Filho foi cercado pela imprensa e bombardeado de perguntas. Questionado sobre o acunha "Edinho 30", pelo qual é conhecido no Maranhão, respondeu: "Isso é um apelido colocado há 20, 15 anos, pejorativo, desagradável", queixou-se. O apelido teria sido criado por adversários da família Lobão, em São Luís, para insinuar que ele cobrava, quando secretário do governo de seu pai, propina de 30%.

Lobão Filho é acusado, em investigação da Polícia Federal e da Receita Federal, de transferir sua participação na distribuidora de bebidas Bemar à empregada doméstica Maria Lúcia Martins, sem o conhecimento dela. Ela seria usada para esconder dívidas e trabalhava para Marco Antônio Costa, ex-sócio de Lobão Filho. Teriam sido usadas procurações com assinaturas falsas.

"Seria complicado se a empregada doméstica fosse minha, mas era empregada dos meus sócios há 20 anos e continua empregada deles. Eles assumem toda a responsabilidade, todos os débitos e estão pagando. O assunto foi explorado pela imprensa pela minha ausência em dar explicações", afirmou o senador.

Ele disse ter um documento assinado pelos ex-sócios, no qual eles assumem a responsabilidade pela operação e pelos débitos da empresa. Apesar disso, o documento não foi divulgado ontem. Lobão Filho disse que vai apresentá-lo primeiro ao DEM e ao Senado. Ele afirmou ser "irrelevante" se a empregada sabia ou não que era sócia da empresa. "Passei a empresa para os meus ex-sócios e eles assumiram publicamente todas as conseqüências. É uma matéria que pra mim deixou de ter importância. É uma nova fase da minha vida", disse.

Lobão Filho espera que sua saída do DEM seja "amigável", ou seja, que o partido não tente recuperar seu mandato na Justiça, com base na regra da fidelidade partidária. O novo senador assumiu anunciando que apresentará projeto de lei para acabar com a figura do suplente, que assume o mandato sem ser eleito.

Lobão Filho disse ser "uma liderança razoável" no Maranhão. Disse ainda que faz parte do DEM há 20 anos e foi eleito suplente percorrendo o Estado e tendo participado de 50 comícios. Por isso, não se considera um senador sem voto.