Título: Perdigão investe R$ 80 milhões em fábrica de lácteos em MG
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2008, Agronegócios, p. B14

A Perdigão, por meio de sua controlada Eleva, deverá investir R$ 80 milhões em uma unidade de lácteos em Juiz de Fora (MG). De acordo com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Bejani (PTB), o protocolo de intenções entre a empresa, o governo de Minas Gerais e a prefeitura será assinado logo após o carnaval, em Belo Horizonte. Procurada, a Perdigão não se manifestou.

Segundo Bejani, a unidade terá capacidade para processar 500 mil litros de leite por dia e será instalada na área de Distrito Valadares. Ele disse que a prefeitura doará o terreno, e que a Perdigão terá como incentivo fiscal dez anos de isenção de IPTU e de ISS.

Na planta mineira, a Eleva deverá produzir leite longa vida e refrigerados, apurou o Valor.

O empreendimento da Perdigão na cidade deverá gerar 600 empregos diretos, de acordo com Bejani, que comemora o investimento. A nova fábrica "deve criar um mercado de leite mais estabilizado na região", afirmou.

O prefeito informou, também, que a nova unidade começará a ser construída ainda neste semestre. A previsão é que a obra demore entre cinco e seis meses.

O investimento da Perdigão em Minas é mais um capítulo na estratégia da empresa de reforçar os negócios em lácteos. A empresa, que comprou a Eleva (antiga Avipal) em outubro passado e tornou-se a primeira em lácteos no país, vinha prospectando oportunidades de aquisições de empresas do segmento em Minas e Goiás. Chegou a olhar a mineira Cotochés e a goiana Leite Bom.

Em recente entrevista ao Valor, Nildemar Secches, presidente da Perdigão, admitiu, sem citar nomes, que a empresa de fato olhou várias oportunidades na área.

Fontes do mercado de lácteos afirmam que o recente processo de consolidação desse segmento inflacionou os preços dos ativos, um movimento já visto entre frigoríficos de carne bovina.

Além de adquirir a Eleva - com a qual se tornou também a primeira empresa em frango e superou a rival Sadia em valor de mercado -, a Perdigão adquiriu o controle total da Batávia, em novembro passado. A empresa já tinha 51% do capital e comprou os 49% de participação das cooperativas Agromilk, Castrolanda, Batavo e Capal.

A empresa também construirá fábrica para processamento de laticínios em Bom Conselho (PE), onde operará com a marca Batávia. Lá produzirá longa vida, iogurtes e derivados em geral. (AAR)