Título: Clima preocupa, mas safra de grãos deve confirmar recorde
Autor: Lopes , Fernando
Fonte: Valor Econômico, 09/01/2008, Agronegócios, p. B14

O risco de queda da produtividade em alguns pólos por conta da ocorrência do fenômeno climático La Niña e a queda da área de cultivo na região Sul levaram Conab e IBGE a ajustarem as projeções para a colheita de grãos no país nesta safra 2007/08, que começará este mês no Centro-Oeste.

Ainda que tenham divergências em relação aos números apresentados ontem, sobretudo no caso da soja, os analistas ouvidos pelo Valor consideraram que até agora não há no horizonte motivos para "quebradeiras climáticas" generalizadas e, com os preços atuais das principais culturas - nos mercados externo e doméstico -, voltaram a prever uma safra em geral rentável.

Depois dos últimos levantamentos de campo, os números de Conab e IBGE para 2007/08 convergiram. Segundo a pesquisa da Conab, a produção brasileira de grãos alcançará o recorde de 135,8 milhões de toneladas, 0,8% mais que o previsto em dezembro e 3,1% acima do volume colhido em 2006/07 (131,7 milhões).

Já o IBGE passou a prever produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 135,7 milhões de toneladas em 2008, volume 1,2% menor que o estimado no mês passado mas 2,1% superior ao obtido em 2007 (133,2 milhões).

Apesar de acusar o "efeito La Niña" contido nos levantamentos, a soja continuará a ser o carro-chefe da safra nacional. O país deverá produzir, segundo os dados de ontem, 58,2 milhões de toneladas do grão, 0,4% menos que em 2006/07 mas 0,1% acima do previsto em dezembro, neste caso de acordo com as comparações da Conab.

Esta previsão, entretanto, é considerada moderada demais por muitos analistas. Renato Sayeg, da Tetras Corretora, acredita que a produção brasileira de soja não será inferior a 61 milhões de toneladas e que a colheita poderá alcançar as 62 milhões de toneladas hoje previstas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

André Pessôa, da Agroconsult, também acredita que as projeções oficiais estão subestimadas. Com base em levantamentos realizados em campo pela própria consultoria, ele questiona a área plantada considerada pelos braços do governo para a soja (20,9 milhões de hectares). Pessôa sinalizou que esta área pode ser de 22 milhões de hectares, que resultariam em maior volume.

A preocupação de Pessôa com os efeitos do La Niña na produtividade do grão é pequena, concentrada no Rio Grande do Sul e com alguns focos em Minas Gerais e em Goiás. O consultor corrobora a tese de que a produtividade na atual temporada será boa, mas não tanto quanto a registrada em 2006/07 - 2.822 quilos por hectare, segundo a Conab -, quando o clima se comportou de forma quase ideal.

Destaca-se nas projeções de Conab e IBGE o bom avanço previsto para a produção brasileira de milho, que ganhou status no país depois que os Estados Unidos passaram a deslocar parte de sua imensa produção para a fabricação de etanol. Na safra 2007/08, o Brasil deverá produzir 53,4 milhões de toneladas, um aumento de 3,9% em relação ao volume de 2006/07.

As exportações brasileiras de milho, estimadas pela Conab em 10,8 milhões de toneladas no ano passado, um recorde histórico, deverão recuar para 9,5 milhões - 1,5 milhão de toneladas a mais que o estimado em dezembro para este ano. É um volume ainda distante do que se prevê para a soja em grão (25,5 milhões em 2007/08), mas já é superior às apostas dos analistas na virada do ano (8 milhões).

Entre todos os produtos pesquisados, o maior aumento relativo da produção está previsto para o trigo. Conforme a Conab, a colheita brasileira do cereal atingirá 3,831 milhões de toneladas, 71,5% mais que em 2006/07. Nas bolsas internacionais, o trigo subiu mais do que soja e milho e praticamente dobrou de preço em 2007, estimulando o plantio no Brasil - que permanecerá, mesmo assim, como um dos maiores importadores do mundo neste ano.

Conforme Pessôa, os novos levantamento reforçam a expectativa de que o campo brasileiro não enfrentará crises de renda como a de 2005 e 2006 até o ciclo 2009/10. Entre os problemas que têm de ser enfrentados para pavimentar esse caminho está, segundo ele, uma solução definitiva para as elevadas dívidas rurais.