Título: Inflação é maior para idosos, diz FGV
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/01/2008, Brasil, p. A3

A inflação para a população brasileira acima de 60 anos de idade subiu mais em 2007 do que para o total da população. É o que revela o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV. O custo da cesta de consumo das famílias compostas em sua maioria por pessoas com mais de 60 anos subiu 5,04% em 2007, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR) subiu 4,60%. Em 2006, o índice para a terceira idade tinha subido 2,26%, pouco menos da metade do registrado no ano passado.

Segundo André Braz, da FGV, a inflação para a terceira idade foi determinada pelo comportamento dos alimentos, que responderam por 60% do IPC-3i. "No terceiro e no quarto trimestres de 2007, o grupo alimentação teve participação importante na inflação."

Em 2006, os alimentos, segundo a FGV, registraram deflação de 0,32%. "Por conta de alguns choques de oferta e também pelo encarecimento de algumas commodities no mercado internacional, a taxa dos alimentos de 2007 foi bem mais elevada", afirmou.

Para Braz, o peso maior da inflação para a terceira idade ocorreu porque as despesas que mais subiram no ano passado são também as que oneram mais o orçamento das famílias com idosos, caso dos alimentos e dos transportes, que subiram 1,4% no quarto trimestre.

Em relação aos transportes, explica o economista, a alta foi influenciada pelo aumento de 5,73% da tarifa de táxi entre outubro e dezembro para compor o décimo-terceiro salário dos taxistas. Os maiores impactos, no entanto, foram identificados no álcool combustível, que aumentou 11,85%, e na gasolina, que sofreu reajuste médio de 0,91% no período.

Na avaliação de Braz, a expectativa é que a produtos que pressionaram a inflação de maneira mais forte no fim de 2007 não ofereçam tanta resistência no primeiro trimestre. Ele destaca as carnes bovinas, que subiram muito de preço nos dois últimos meses e agora demonstram tendência de queda.