Título: Brasil está descolado de crise, diz Mantega
Autor: Galvão, Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 12/02/2008, Brasil, p. A3

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou ontem ao trabalho depois de uma semana em férias e afirmou que, em recentes reuniões que manteve em Paris, notou um maior pessimismo dos europeus quanto à duração da crise financeira internacional. Apesar desse sentimento, informou que os investidores estão vendo a situação do Brasil "descolada" desse cenário negativo neste momento. Ele também disse que a boa situação do país nesta turbulência não muda a expectativa de receber das agências de classificação de risco o grau de investimento ainda neste ano.

Mantega revelou que suas recentes conversas com investidores mostraram que o Brasil está muito bem preparado para enfrentar a crise internacional, mas, ao mesmo tempo, indicaram pessimismo quanto à duração das turbulências e suas conseqüências, principalmente para Estados Unidos e União Européia. "Até agora, tem havido descolamento das conseqüências para aquelas regiões e para o Brasil. Aqui, não se nota ainda nenhuma conseqüência ou desaceleração, o que não quer dizer que não possa haver", comentou. Ele manteve reuniões com representantes de bancos europeus e com a ministra da Economia da França, Christine Lagarde.

Apesar do otimismo com relação à solidez da economia do país em plena crise financeira internacional, Mantega afirmou que não deve mudar a expectativa de o Brasil ser promovido ao status de grau de investimento. "Não muda o timing. É aquele mesmo que estávamos prevendo. As reservas continuam subindo, a solvência do país continua bastante forte e há um vigor maior da economia", avaliou.

Na sua opinião, a inflação está "absolutamente" dentro do centro da meta e menor do que em boa parte dos países emergentes. Ele disse que, nesse aspecto, o Brasil está em posição "confortável".