Título: ANP pretende estimular mercado de pequenos produtores de petróleo
Autor: Schüffner , Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Brasil, p. A3

Cooperativas de crédito regionais estão se unindo para sobreviver no agressivo mercado das instituições financeiras. Duas novas cooperativas acabam de ser criadas no mercado mineiro, resultado de fusões entre quatro cooperativas menores.

A Unicred Mineira surgiu da união entre a Unicred Triângulo Mineiro e a Unicred Circuito da Águas. A Unicred Sul Minas é resultado da união entre a Unicred Pouso Alegre e a Unicred Varginha e Três Pontas. A Unicred é uma cooperativa de crédito mútuo entre profissionais de nível superior da área da saúde, empresas e instituições do setor.

Com a união, a Unicred Mineira passa a contar com 2.405 cooperados e R$ 67,3 milhões em ativos totais. Já a Unicred Sul Minas, tem 1.043 cooperados e R$ 23,4 milhões em ativos. A união das pequenas cooperativas de crédito em Minas está sendo incentivada pela Unicred Central, que representa as entidades regionais de todo o Estado. Ao todo, as cooperativas regionais da rede Unicred reúnem 21,4 mil associados em Minas Gerais.

Os dirigentes da Unicred Central têm debatido o assunto em seminários regionais, mostrando às associadas as vantagens do ganho de escala. Técnicos estão trabalhando no sentido de orientar as regionais nas adaptações necessárias no modelo de negócio a partir da união dos ativos. A avaliação dos especialistas é que a união de pequenas cooperativas em entidades maiores trará resultados para todo o sistema. (IM)