Título: FGV cria cursos sobre fundos de investimento
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/02/2008, Carreira, p. D6

De olho no movimentado mercado de capitais brasileiro, a Fundação Getulio Vargas, por meio do seu Programa de Educação Continuada (GVPec), lança em São Paulo três cursos voltados para a área financeira. O primeiro é sobre gestão de fundos de pensão, voltado a gestores e integrantes dos diferentes conselhos dos fundos, principalmente os deliberativos.

O programa abordará aspectos relacionados à gestão de ativos e passivos, problemas referentes a regulamentos e legislação, cálculo atuarial e análise de investimentos. "Há uma grande falta de informação técnica entre os profissionais ligados ao mercado financeiro", afirma William Eid Junior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração e Economia da FGV.

O segundo curso é sobre seleção e análise de fundos de investimentos. Ele é dirigido a investidores e profissionais da área de gestão de recursos, sobretudo administradores de fundos de pensão. Durante as aulas, os alunos conhecerão mais sobre o processo de análise e seleção de fundos de investimentos. "As pessoas não sabem ao certo onde estão colocando seu dinheiro", ressalta Eid Junior. "Até mesmo porque são aconselhadas pelos gerentes do banco que como vendedores olham muito mais o interesse da própria instituição".

O programa abordará as diversas metodologias para a seleção e análise dos fundos, apresentando as suas vantagens e também os riscos. Além de aulas expositivas, haverá sempre a discussão de casos. "Nossa intenção é ensinar o participante a selecionar os melhores fundos. São ensinamentos válidos tanto para o analista como para o próprio investidor", explica.

O terceiro curso, chamado "Investimentos: aumentando a rentabilidade", pretende mostrar aos participantes como analisar e acompanhar seus investimentos. A idéia é permitir que se busque a maximização dos ganhos. Eles aprenderão a construir sua carteira, avaliando se a melhor alternativa é investir em ações ou em renda fixa, de acordo com o objetivo de cada um.

As aulas acontecerão uma vez por semana e têm início dia 17 de março para o curso de análise de fundo, e 18 para os de fundo de pensão e investimentos. Todos terão 60 horas. Segundo Eid Junior, as turmas terão cerca de 40 pessoas e o valor de cada um deles será ao redor de R$ 3 mil. (AG)

Mais informações no site: pec.fgvsp.br/012008/todos.asp