Título: Para Ipea, em 2007 indústria cresceu 5,9%
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2008, Brasil, p. A5

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta crescimento de 5,9% da produção industrial de 2007, em relação ao verificado no ano anterior. Para o mês de dezembro, o órgão estima queda de 2% na produção industrial de dezembro, na comparação com novembro, e alta de 4,7% em relação a dezembro de 2006.

Em novembro, a produção industrial do país caiu 1,8%, segundo o IBGE . Se a projeção do Ipea para dezembro se confirmar, serão dois meses consecutivos de queda. Mesmo assim, o órgão avalia que não há reversão na tendência de crescimento da produção.

"Além de pequena acomodação natural do nível de produção, em decorrência do crescimento bastante elevado durante o ano, a desaceleração no último bimestre pode estar refletindo os efeitos de um calendário atípico em 2007", informa o Indicador Ipea de Produção Industrial. O instituto acrescenta que, a exemplo de novembro, dezembro apresentou número de dias úteis menor do que o habitual. Foram 18 dias úteis, dois a menos do que o padrão do mês.