Título: PSDB espera PT para definir candidatura de Alckmin
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 18/02/2008, Política, p. A8

Diante do impasse de lançar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Prefeitura de São Paulo ou de apoiar um novo mandato ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), a cúpula tucana decidiu esperar o lançamento do candidato do PT. A definição dependerá, segundo lideranças do partido, da confirmação da candidatura da ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT). A estratégia foi decidida na quarta-feira durante reunião entre o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Se decidir concorrer à prefeitura, Marta tem até 5 de junho para deixar o governo. Virgílio disse que também se reuniu ontem com Alckmin para discutir o assunto. Segundo ele, o ex-governador está disposto a se candidatar, mas disse que seu destino político pertence ao partido. Questionado se defende a manutenção da aliança com o DEM ou a candidatura de Alckmin, Virgílio disse pretende ajudar na solução que seja mais lógica. "Não queremos entregar a prefeitura para o adversário", disse o tucano.

O presidente do PT paulista, Edinho Silva, ironizou a decisão do PSDB. "Eles estão é com problemas para definir entre eles o que vão fazer. Eles não estão esperando a decisão do PT", opinou Edinho, prefeito de Araraquara. Os dirigentes petistas estão negociando alianças com partidos como PMDB . No começo da próxima semana, Edinho Silva terá um encontro com o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia. Depois do carnaval a direção estadual fará uma reunião com Marta para traçar um calendário e saber de sua disposição em confirmar a candidatura. (com agências noticiosas)