Título: PSB terá candidato em 2010, diz Wilma
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2008, Política, p. A8

A governadora do Rio Grande do Norte (PSB), Wilma de Faria, vê a possibilidade de Ciro Gomes (PSB) disputar com outro candidato de partido da base aliada do governo Lula a corrida pela sucessão presidencial de 2010. "A candidatura de Ciro já está nas ruas e o partido está decidido em ter seu próprio candidato", afirmou ao Valor a governadora. A manutenção da aliança com o PT para a sucessão, segundo ela, ainda é uma incógnita. "Só se o PT desistir de lançar candidato próprio e apoiar Ciro ou outro candidato do PSB", disse.

De acordo com Wilma, há forte interesse do partido em lançar um candidato de base governista. Ela citou como outro nome possível o de Eduardo Campos (PSB), atual governador de Pernambuco. "Ciro já foi candidato à Presidência na última eleição e seu nome tem mais repercussão nacional. Mas ainda não dá para saber como vai ficar o desenho político de 2010", afirmou. Conforme a governadora, o nome de Ciro Gomes ainda precisa ser aprovado pelo PSB e avaliado pelos partidos aliados para que seja oficializado como candidato para 2010.

A governadora também não quis apontar seu favoritismo para a sua sucessão no governo do Rio Grande do Norte, embora a imprensa local cite como o candidato mais provável para suceder Wilma no governo o atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo, também do PSB. "Existem vários pré-candidatos e o partido vai avaliar as possibilidades", desconversou. Ela citou como possíveis nomes o deputado estadual Robinson Faria (PMN), o atual vice-governador Iberê Ferreira de Souza, Carlos Eduardo e o deputado federal João Maia (PR).

Os planos da governadora para 2010 são de passar do Executivo para o Legislativo. "Estou no Executivo há muitos anos e pretendo agora ir para o Parlamento", afirmou. Wilma de Faria negou que já tenha iniciado a candidatura para o cargo de senadora em 2010. Entre correligionários, as informações são de que Wilma e o atual presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB), serão lançados como os candidatos às duas vagas para senador pelo Rio Grande do Norte em 2010. "Tenho um relacionamento muito bom com Garibaldi, mas hoje minha prioridade absoluta é administrar o Estado. Não digo nada sobre candidatura ao Senado", disse a governadora.