Título: Tenório é detido
Autor: Khodr, Carolina
Fonte: Correio Braziliense, 04/02/2011, Política, p. 6

A falta de foro privilegiado, após ter perdido a reeleição para deputado federal, pesou sobre Francisco Tenório (PMN). Acusado de ser um dos mandantes de um homicídio ocorrido em Maceió, o político acabou detido na última terça-feira, em Brasília. Apesar do mandado de prisão contra ele, o Diário Oficial de Alagoas trouxe, na publicação de ontem, a nomeação de Tenório para trabalhar na Delegacia-Geral do estado.

De acordo com uma portaria assinada pelo delegado-geral, Marcílio Barenco, a escolha de Tenório para atuar na Polícia Judiciária se deu por ¿interesse público e necessidade do serviço¿. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil alagoana, é normal direcionar delegados que se apresentaram recentemente para a Delegacia-Geral.

Francisco Tenório é acusado de ter participado do assassinato do ex-cabo da Polícia Militar José Gonçalves da Silva Filho, morto em 1996. O nome do ex-deputado foi citado no depoimento do acusado de chefiar o esquema, o ex-tenente-cornel Manoel Cavalcante. Segundo o depoente, o crime ocorreu a mando dos então deputados estaduais Antônio Albuquerque, João Beltrão e Francisco Tenório

Albuquerque foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas na última terça-feira. Como deputado, tem foro privilegiado e, dessa forma, não pode ter prisão decretada por juízes de 1º grau. Já Francisco Tenório é delegado de carreira da Polícia Civil de Alagoas. Esteve afastado para assumir o mandato na Assembleia Legislativa e, posteriormente, no Congresso Nacional.