Título: Eles continuam fazendo falta
Autor: Khodr, Carolina
Fonte: Correio Braziliense, 04/02/2011, Política, p. 6

A Legislatura é nova, mas o hábito de não comparecer às sessões de quinta-feira ficou entre deputados e senadores. Nas duas Casas, os números oficiais indicavam a presença de parlamentares bem abaixo do que se via nos plenários No primeiro dia de atividade parlamentar do Congresso Nacional, pouco mais da metade dos parlamentares compareceu às Casas legislativas. As sextas-feiras costumam ser os dias de menor frequência dos políticos, mas em legislaturas anteriores já era percebido o hábito de eles se ausentarem também às quintas-feiras. Ao que tudo indica, nos próximos anos não será diferente.

Na Câmara dos Deputados, menos da metade dos parlamentares esteve presente na primeira sessão ordinária. Dos 513 deputados federais, apenas 242 foram contabilizados no registro das portarias. A presença deles em plenário, seja para usar a tribuna ou para prestigiar aqueles que o fizeram, foi ainda menor. A sessão de ontem, que foi presidida pela primeira-vice-presidente, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), teve início com o rito de nomeação dos deputados suplentes e foi o momento em que o Correio registrou a maior participação dos parlamentares nas atividades da Casa, aproximadamente 60 deles estavam no plenário.

Um dos calouros mais assediados, o deputado Tiririca ficou por pouco tempo dentro do plenário, conversou com alguns parlamentares, ouviu piada de outros, mas preferiu voltar para o seu gabinete. Romário, no entanto, não está mais na capital. Ele voltou para o Rio de Janeiro, por onde foi eleito, e deve voltar a Brasília apenas na próxima semana. A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), considerada a ¿musa do Congresso¿ na cerimônia de posse, também não estava mais em Brasília.

Acostumadas com a vida política, figuras já conhecidas marcaram presença. Os deputados Anthony Garotinho (PR-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Renan Filho (PMDB-AL) e Reguffe (PDT-DF) foram alguns dos que ficaram, pelo menos por algum tempo, na sessão plenária.

Só debates Até a próxima segunda-feira, o plenário estará aberto apenas para sessões ordinárias de debate. Os deputados presentes poderão se inscrever para usar a tribuna e usar o espaço para discussão de temas que considerarem relevantes. Apenas a partir do próximo dia 8 estão previstas sessões deliberativas, quando serão votadas primeiramente as 13 medidas provisórias que travam a pauta do parlamento.

Mas isso não quer dizer que a atividade parlamentar possa ocorrer apenas nos pleitos em plenário. Alguns deputados já protocolaram novos projetos de lei e orquestram a criação de novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Exemplo disso é o deputado Weliton Prado (PT-MG), primeiro a registrar oficialmente as suas propostas.

Pauta travada Entre as medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta da Câmara dos Deputados está a MP nº 503/10, que trata da criação da Autoridade Pública Olímpica. A autarquia é fruto do protocolo de intenções firmado entre a União, o Estado do Rio de Janeiro e a capital carioca, e vai coordenar as obras para a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles deve assumir a presidência do novo órgão, que já tem previsão orçamentária de R$3,8 milhões para 2011.