Título: Para ruralistas, aceitar pressão da UE é um erro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/02/2008, Agronegócios, p. B13

A bancada ruralista defendeu ontem que o governo federal não deveria atender às exigências da União Européia por uma lista restrita de fazendas aprovadas a exportar ao bloco. E cobrou do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a retirada da lista preliminar de 2.681 propriedades apresentadas no fim de janeiro. "É um erro grosseiro do governo aceitar essa lista. O problema foi criado por um acordo mal feito", disse o senador Osmar Dias (PDT-PR).

Os parlamentares ligados ao campo defenderam retaliações aos produtos de países europeus como forma de pressionar a UE a desistir da lista. "O Congresso tem que ir às últimas conseqüências para endurecer o jogo", afirmou o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS). "Não podemos nos curvar. Se é questão comercial, temos que trancar o acesso de produtos europeus e dar respaldo legislativo ao governo", pregou o deputado Homero Pereira (PR-MT).

Por ordem do ministro, o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, negocia hoje (dia 14), em Bruxelas, o tamanho da lista da fazendas aprovadas pelos europeus. A UE quer restringir as compras a 300 propriedades. "O Senado não pode permitir que essa lista seja entregue. Ministro, retire essa lista", apelou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Stephanes considerou a suspensão das compras um exagero, reafirmou que o erro original foi ter aceito as regras da UE sem ter condições de cumprir, mas defendeu a negociação por ele patrocinada: "Não temos condições de retirar a lista. Nos restava atender ou não. Optamos por manter a janela aberta.", disse ele.