Título: Lobão Filho vai à tribuna, evita falar sobre acusações e anuncia desfiliação
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/02/2008, Politica, p. A12

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) fez ontem sua estréia na tribuna do Senado. Falou sobre as acusações de sonegação de impostos e de falsidade ideológica, e anunciou o afastamento do DEM. Na tribuna, ele preferiu não entrar em detalhes sobre a transferência da parte dele para uma empregada doméstica em uma distribuidora de bebidas do Maranhão. Ao sair da empresa, Lobão Filho deixou para trás as dívidas contraídas.

O senador disse que foi vítima de mentiras. "É preciso haver limites nas acusações irresponsáveis e claramente motivadas por interesses contrariados. Mas, para mim, este fato está superado", disse o senador.

Antes de assumir o mandato, Lobão Filho prometeu entregar documentos que comprovariam a inocência dele. Ontem, ele não fez qualquer menção aos documentos, e disse apenas que vai procurar o corregedor do Senado, Romeu Tuma, para prestar esclarecimentos.

Tuma abriu investigação contra Lobão Filho, mas regras internas do Senado proíbem a punição de parlamentares quando as acusações se referem a fatos anteriores à posse dele, que é o caso do senador.

No seu primeiro pronunciamento, Lobão Filho também anunciou que pediu afastamento do DEM. O pedido, segundo o senador, para ser formalizado, depende de uma resposta da Justiça Eleitoral. "Faço parte do partido democrata há quase 20 anos, contudo pedi à Justiça Eleitoral que me desligasse dessa agremiação que me acolheu com tanto carinho em tantos anos. Eu o faço com o coração partido, mas consciente de que no atual panorama politico minha permanência no DEM é quase impossível. Do DEM, caso autorizado meu desligamento, só ficaram saudades e grandes amigos", disse.

Diante da polêmica criada sobre o cargo de suplente, Lobão Filho apresentou proposta de emenda constitucional para mudança nas regras. Segundo a proposta, os suplentes também disputariam eleição. Cada partido ou coligação teria que fazer campanha para dois candidatos, o mais votado seria eleito titular e o menos votado, suplente. Propostas para mudanças na regras de suplência serão discutidas na quarta-feira, no Senado.