Título: Visa Vale entra no vale-transporte
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 19/02/2008, Finanças, p. C1

A empresa de benefícios Visa Vale resolveu expandir sua atuação. A partir desta semana começa a trabalhar também no segmento de vale-transporte, que movimenta R$ 8 bilhões por ano. Para entrar na área, a Visa Vale comprou a Smart Benefícios, quarta maior do segmento. O valor da aquisição não foi divulgado.

A Visa Vale foi criada em 2003 pelo Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real e pela Visa para operar no segmento de benefícios (vales-refeição e alimentação). Em pouco tempo, virou uma das empresas que mais crescem no setor. Só em 2007, faturou R$ 5,062 bilhões, 30,4% a mais que no ano anterior. No mesmo período, o mercado de benefícios cresceu cerca de 12% e movimentou R$ 17,5 bilhões.

Em setembro de 2007, decidiu ampliar sua atuação para o vale-transporte, mercado dominado por Sodexho/VR, Ticket (do grupo Accor) e a VB. Segundo Newton Neiva, presidente da Visa Vale, a dúvida era se as operações começariam do zero ou se a partir da aquisição de alguma empresa.

A Visa Vale optou pela segunda opção. Contratou o BB Investimentos e começou a sondar o mercado. Na sexta-feira, fez sua primeira aquisição e fechou a compra de 100% da Smart Benefícios, empresa independente fundada em 2003 por Armando Ribeiro e Milton Eliseu. Na prática, a compra foi feita pela Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), a administradora dos cartões Visa Vale.

A Smart tem 4,5 mil clientes e 110 mil usuários, que movimentaram R$ 188 milhões em 2007. Entre os clientes estão C&A, Nadir Figueiredo e a Tivit. A empresa é, na prática, uma prestadora de serviços na área de vale-transporte, intermediando os negócios entre as companhias que têm que oferecer o benefício (que é obrigatório por lei desde 1987) e as mais de 2 mil emissoras dos vales espalhadas pelo país - que podem ser desde empresas municipais (como a SPTrans, em São Paulo) ou uma federação das empresas de transporte, como no Rio (com a Fetranspor).

Segundo Ribeiro, a Smart Benefícios tem 60 funcionários e foi criada exclusivamente para operar com os meios eletrônicos, os cartões que substituíram os tradicionais vales de papel e começaram a ganhar peso no país a partir da introdução do Bilhete Único, em São Paulo em 2004. Atualmente, 88% das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos já têm o cartão. No Rio, já são 100%.

A Visa Vale e a Smart vão continuar como empresas separadas. Por ter a Visa como sócia (com 10% do capital) e pelo fato de a bandeira estar em processo de abertura de capital nos Estados Unidos, a Visa Vale não pode falar do futuro. Para anunciar a aquisição, precisou de autorização dos EUA.

Segundo Neiva, a empresa tem conseguido atrair novos clientes. Para isso, tem uma rede de 8,7 mil agências (Nossa Caixa e os três bancos sócios). Dos últimos contratos, 40% foram de clientes novos. Em 2007, foram 172 milhões de transações e uma média de 200 mil novos cartões emitidos todo mês. Tem 43 mil clientes e 3,2 milhões de cartões ativos.