Título: Positivo promete mais competição
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 11/02/2008, Empresas, p. B3

Se as expectativas das empresas interessadas no projeto do laptop educacional não são nada pequenas, o que dizer da Positivo Informática, que viu a iniciativa lhe escapar das mãos depois de dois meses de negociação com seus parceiros na tentativa de reduzir o preço de sua proposta? "Estamos frustrados, é claro", diz Hélio Rotenberg, presidente da companhia. "Vemos essa decisão de cancelamento com muita infelicidade."

Ao realizar o pregão, diz o executivo, o MEC tinha conhecimento sobre o preço médio que o equipamento poderia atingir. "Não foi surpresa, não entendemos onde houve a reviravolta do MEC."

A frustração, porém, não vai inibir o interesse da companhia no projeto. "Se fomos competitivos no pregão, certamente seremos no próximo", afirma Rotenberg.

Segundo o executivo, o cancelamento do projeto do UCA não terá um impacto financeiro muito forte sobre a companhia. "R$ 98 milhões é menos de 5% de nosso faturamento", diz. Por outro lado, comenta ele, pesa o ineditismo da proposta educacional, área de especialização do grupo Positivo.

O governo federal já é um forte comprador das máquinas da fabricante de Curitiba. Neste semestre, a companhia vai entregar 90 mil computadores para o Programa Nacional de Informática na Educação, o Proinfo, tocado pelo MEC. Outros 70 mil PCs serão enviados aos telecentros administrados pelo Ministério das Comunicações.

Em 2007, a Positivo vendeu 1,389 milhão de computadores em todo o país, volume 66% superior ao total de máquinas comercializadas em 2006. Do total, 239,3 mil equipamentos refere-se a laptops. No ano anterior, a companhia vendeu 45,6 mil portáteis.

Segundo Rotenberg, a queda no preço dos equipamentos, motivada pela desvalorização do Real, ajudou a aumentar as vendas. Em janeiro de 2007, o preço médio de um PC era R$ 1600. Em dezembro essa média caiu para R$ 1.300. A Positivo, que divulgará seu balanço financeiro no próximo dia 20, registrou uma receita bruta de R$ 2,09 bilhões no consolidado do ano passado. Atualmente a empresa lidera o mercado de computadores no país, à frente de HP, Dell e Lenovo. Segundo dados da consultoria IT Data, a fabricante fechou o último trimestre do ano passado com 14,8% de participação de mercado total de PCs, mais que a soma obtida pelo segundo e terceiro colocados. Se considerado apenas o mercado oficial, essa média sobe para 19,4%. (AB)