Título: Marsh cria empresa de US$ 700 milhões
Autor: Júnior, Altamiro Silva
Fonte: Valor Econômico, 11/02/2008, Finanças, p. C4

Marisa Cauduro/Valor Sheila Clezar, que será responsável pela nova empresa: "Benefícios são diferencial significativo para reter talentos" O Marsh & McLennan Companies (MMC), um dos maiores grupos do mundo de consultoria e corretagem de seguros e resseguros, está mudando suas operações na América Latina. Com o forte crescimento dos negócios na região, o grupo resolveu criar uma nova empresa para a área de benefícios e promete investir US$ 100 milhões em dois anos na região.

A nova unidade de negócios será uma "joint venture" entre a Marsh, a corretora de seguros do grupo, e a Mercer, focada em consultoria para recursos humanos. A companhia nasce com prêmios de US$ 700 milhões na América Latina, 5 mil clientes corporativas e 1,5 milhão de vidas em seguro saúde. No Brasil, terá 130 funcionários e mil clientes - que vão desde grandes companhias até escritórios e pequenas empresas - com um total de 500 mil vidas seguradas.

Thomaz Menezes, presidente da Marsh para a América Latina, afirma que o objetivo é que a nova empresa represente em três anos 30% das receitas da MMC na região, que estão em US$ 2,8 bilhões. Hoje, representa por volta de 20% das receitas da Marsh.

Quem vai tocar a unidade no país é a executiva Sheila Clezar. "A política de benefícios é hoje um diferencial significativo para reter talentos. Com a joint venture, vamos ter um diferencial competitivo no mercado", afirma Sheila.

A "joint venture" recebeu o nome de Marsh Mercer Health & Benefits e vai oferecer assessoria nos programas de benefícios das empresas. Os serviços incluem seleção de fornecedores, estudos de viabilidade para implantação de benefícios flexíveis, cálculo de passivo atuarial e estudos da legislação, principalmente para seguros.

Em tecnologia, a MMC vai investir US$ 1,5 milhão na nova empresa. Para todos as operações da América Latina, os gastos somam US$ 6 milhões. Já os US$ 100 milhões, segundo Menezes, vão vir graças ao desempenho da empresa nos nove países da região, que vem ficando dentro das metas propostas pelo grupo. O Brasil é um dos que mais cresce e já tem fatia semelhante ao México dentro das operações do grupo, o que pode atrair mais investimentos para cá.

A MMC atua em quatro áreas: grandes riscos, afinidade (seguros massificados), benefícios e médias empresas. As maiores apostas do grupo são a área de benefício e a de afinidade (que vende seguros de baixo preço atrelados a contas de luz ou telefone). O segmento foi um dos que mais se expandiu no país e representa 18% das receitas.

Dentro das mudanças, a Marsh vendeu em janeiro a Mediservice para a Bradesco Seguros por R$ 85 milhões. "Haveria conflito de interesse entre termos uma gestora de benefícios e uma provedora de soluções", afirma Sheila.

No mundo, o grupo está em mais de 100 países e tem receitas superiores a US$ 12 bilhões. No Brasil, a Marsh ão divulgou os números de 2007. Em 2006, movimentou R$ 2,14 bilhões.