Título: PMDB da Câmara pressiona por cargo na Petrobras
Autor: Schüffner, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 07/01/2008, Política, p. A9

O chamado "PMDB da Câmara" está pressionando por um cargo na Petrobras, mais precisamente a diretoria Internacional, hoje ocupada por Nestor Cerveró. Antes do Natal a bancada esteve com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pedindo a nomeação de Newton Monteiro para a vaga. Monteiro ocupa atualmente uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e seu mandato termina em junho.

Em uma mostra de não desistiu de controlar o caixa da Fundação Real Grandeza (fundo de pensão dos funcionários de Furnas e da Eletronuclear) o presidente de Furnas, Luiz Paulo Conde (PMDB-RJ) indicou na quinta-feira dois nomes para o conselho de administração da fundação. Marcus Vinicius Vaz e Enio Silveira foram indicados por Furnas para os lugares de Rui Campello e Pedro Motta, que pediram exoneração dos cargos.

Os dois tinham sido indicados por Conde dois meses atrás, mas desagradaram ao novo presidente de Furnas quando votaram contra a destituição do diretor financeiro Ricardo Nogueira, e o presidente da Fundação Real Grandeza, Sergio Wilson Fontes, que Conde quer demitir.

Vaz integra a diretoria financeira de Furnas enquanto Enio Silveira é da diretoria técnica, tendo trabalhado com Dimas Toledo até o escândalo do mensalão. A posse dos novos conselheiros foi marcada para o dia 23 de janeiro. O próprio Conde foi nomeado por indicação do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi relator do projeto de emenda constitucional da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Cunha atrasou ao máximo a tramitação da CPMF na casa até conseguir emplacar Luiz Paulo Conde na presidência de Furnas. Com a derrota do Governo, não está claro como ficará a presidência de Furnas nas negociações para acomodação do PMDB, que pleiteia outros cargos do setor elétrico.