Título: Consumo de energia sobe 3,4% no mês passado
Autor: Facchini, Cláudia; Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2008, Brasil, p. A3

Apesar das temperaturas inusitadamente baixas para o período de verão nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, o consumo de energia elétrica, representado pela carga disponibilizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cresceu 3,4% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2007. Na comparação com o mês anterior, o aumento foi de 0,6%. Os dados, preliminares, constam do Boletim de Carga Mensal de janeiro do ONS.

A carga representa o consumo, menos as perdas no processo de transmissão e as comerciais. De acordo com o ONS, o fato de não ter havido praticamente as tradicionais férias coletivas na virada de 2007 para 2008, dada a necessidade de reposição de estoques pelo comércio, manteve aquecido o consumo industrial. Ao mesmo tempo, as temperaturas amenas pressionaram para baixo o consumo residencial.

Nos 12 meses de fevereiro de 2007 a janeiro deste ano, a carga de energia elétrica cresceu 4,8% em relação ao mesmo período anterior, com ligeiro crescimento sobre os 4,7% do ano de 2007. No Sudeste/Centro-Oeste, o aumento foi de 4% em janeiro e de 5,2% em 12 meses. No Sul, o crescimento foi de 4,9% em janeiro. No Nordeste o crescimento foi de apenas 0,3% e no Norte, de 1,3% em janeiro.